Páginas

terça-feira, 18 de novembro de 2014

SAMU BAIXADA RECEBERÁ MAIS RECURSOS EM 2015

Por: Claudia Souza
SAMU BAIXADA RECEBERÁ MAIS RECURSOS EM 2015
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) da Baixada passará a receber em 2015 mais recursos. A Secretaria Estadual de Saúde se comprometeu a cofinanciar o serviço, além de outros SAMU’s regionais, atendendo ao pleito apresentado pelo Cisbaf e ao estabelecido no Art 40 da Portaria GM/MS Nº 1010 de 21 de maio de 2012. Com o repasse da SES e a habilitação, qualificação das ambulâncias e das bases municipais descentralizadas reconhecidas pelo Ministério da Saúde, o custeio da região irá aumentar em 100% anualmente. O SAMU Baixada beneficia 12 municípios e é o terceiro maior do país considerando a população abrangida, aproximadamente quatro milhões de habitantes.                
Essa e outras questões foram discutidas entre os coordenadores municipais que compõem a Câmara Técnica de Urgência e Emergência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense em reunião ocorrida no dia 14, na sede do consórcio, em Nova Iguaçu. Durante o encontro, o diretor de Assistência e Planejamento do Cisbaf, Dr. Antônio Dieb, ressaltou que há 10 anos o Cisbaf vem buscando o cofinanciamento da SES, que ainda será ratificado na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), prevista para o dia 04 de dezembro. O recurso será utilizado para melhor manutenção das ambulâncias, dos equipamentos e das bases municipais, além da qualificação dos profissionais.  

Foram apresentadas também as inovações na gestão implantadas na Central de Regulação com o objetivo de dar suporte ao atendimento. Trata-se de uma equipe de enfermeiros, apoiadores da gestão que irão identificar, dentre os chamados em espera para o atendimento médico, os casos mais urgentes e priorizar o atendimento a fim de agilizar também a saída da ambulância. Os enfermeiros vão ainda acompanhar as estatísticas de atendimento e manter contato com as bases descentralizadas e suas equipes.

O encontro discutiu ainda algumas mudanças e problemas na operacionalização do serviço, estatísticas de atendimento e a qualificação das ambulâncias e das bases descentralizadas. Sobre a qualificação das equipes do SAMU que atuam nos municípios, a gerente de projetos do Cisbaf, Márcia Cristina Ribeiro, explicou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) Regional da Baixada, através das capacitações na área de urgência e emergência. A ideia é padronizar o conhecimento, os protocolos de atendimento e as práticas do serviço em toda a região. “A proposta é buscar recursos junto ao Ministério da Saúde e a parceria de instituições de ensino que possibilitem ao Cisbaf o planejamento e a elaboração de cursos padronizados para todos os municípios.”          

Nenhum comentário: