Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

VACINA CONTRA O PAPILOMA VÍRUS HUMANO - HPV PODE SER DISPONIBILIZADA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE



FOTO: DEPUTADO LUIZ MARTINS
POR: ANA CAROLINA

O Papiloma Vírus Humano – HPV, é uma doença sexualmente transmissível, que causa lesões na pele e em alguns casos, o virus tem potencial oncogênico, ou seja, pode resultar em câncer. Já existe a vacina contra o HPV, disponível em clínicas e hospitais privados no Brasil,mas ainda inacessível às camadas menos favorecidas da sociedade. A vacina é uma das poucas formas conhecidas e eficazes de prevenção do câncer, através da imunização, e sua aplicação em larga escala na população pode se tornar uma forma eficiente para a redução da incidência do câncer de colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe.

Pensando nisso, o Deputado Luiz Martins apresentou um Projeto de Lei, que obriga a Rede Pública de Saúde do Estado do Rio de Janeiro a distribuir a vacina conta HPV para homens e mulheres com idade entre 09 (nove) e 26 (vinte e seis) anos.

Para o deputado, a saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado, conforme a Constituição da República.” A imunização da população, pode representar a longo prazo a melhor forma de prevenir os tipos de câncer causados pelo HPV, impedindo que o virus continue contaminando milhões de pessoas todos os anos”, declara Luiz Martins.

Caso a lei seja aprovada, os custos da aplicação da vacina contra o HPV serão cobertos com a redução dos gastos que a rede pública de saúde deixará de dispender com os casos de câncer de colo de útero, além da parceria com entidades públicas ou privadas, que desejem participar deste Programa. Esse processo ocorrerá através da universalização do acesso à vacina contra o HPV.

Nenhum comentário: