Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Primavera Iguaçuana



Por : Ricardo Portugal - jornalista e ambientalista

Um ato político pacífico, mas nem por isso menos combativo. Foi dessa forma, com alegria, espontaneidade. música, arte e muitas flores que diversos ambientalistas e militantes partidários marcaram presença na Praça Rui Barbosa, no centro de Nova Iguaçu, no último dia 22 de setembro, data da chegada da Primavera. 
O ato, denominado PRIMAVERA IGUAÇUANA, foi organizado pelas entidades ambientalistas ONG UBEM, ComCausa-Cultura de Direitos, Rede Sustentável e pelos partidos PV, PSOL e PCB. O objetivo da manifestação, além de saudar a chegada da Estação das Flores, foi alertar a população para a questão ambiental, que em Nova Iguaçu e em diversas cidades do país vem sendo tratada com descaso e desinteresse pelo Poder Público. 

           Corte das árvores da Avenida Tancredo Neves 
Diversos manifestantes criticaram com veemência a recente agressão ambiental cometida em Nova Iguaçu pela prefeitura da cidade, que cortou mais de 70 árvores no bairro Santa Eugênia, caracterizando um verdadeiro atentado à qualidade de vida na cidade. O Ministério Público do estado do RJ já instaurou um inquérito civil, para averiguar as causas e apurar as responsabilidades no caso. A indignação com o desrespeito à natureza foi exibida também de forma artística. O Grupo Cultural Arte Objetivo, composto por artistas de São João de Meriti, apresentou-se em magnífica performance teatral, em que uma árvore corria risco de ser abatida pelo machado de um lenhador. No final, a árvore foi decepada e o homem enlouquece, arrependido do que acabara de fazer. Outra apresentação marcante foi do cantor e compositor Ras Bernardo, ex-integrante da bande de reggae Cidade Negra, que brindou o público presente ao ato com uma jóia de seu repertório, a música “Consciência Ecológica”, faixa de seu mais recente CD. 
A população apoiou com sua presença o ato da PRIMAVERA IGUAÇUANA, cujo manifesto que a FOLHA DO IGUASSÚ publica na íntegra, distribuído à população e divulgado também pela rede social do Facebook. As crianças participaram ativamente da manifestação, pintando desenhos alusivos ao meio ambiente e à defesa da vida. Faixas em defesa da Reserva Biológica do Tinguá e que pediam respeito com as árvores do município foram também exibidas. Uma presença marcante no evento foi a de Dona Dalva, uma senhora idosa que resolveu radicalizar na defesa das árvores da Rua Nilo Peçanha. Há alguns meses, ao constatar que algumas árvores haviam sido cortadas naquela rua, Dona Dalva simplesmente acorrentou-se em volta de uma delas, impedindo seu corte pelos comerciantes locais. Mulher guerreira e corajosa, ela recebeu homenagens dos presentes ao ato, sendo aplaudida intensamente após manifestar-se ao microfone. 

Nenhum comentário: