Páginas

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

No século XIX a peste mudou a sede do município para Maxambomba

Por: Wandemberg
No século XIX a peste mudou a sede do município para Maxambomba
 Já que estamos focados nos indícios da Febre Amarela, combatida tenazmente pelos nossos valentes servidores da Saúde, que ameaça a população iguaçuana contemporânea, principalmente, nas regiões próximas às matas que abrangem área que representam mais de 60% do nosso Município, damos um 'mergulho' na história, que nos conta que no passado, já um pouco distante, a 'peste' foi tão violenta que chegou ao extremo de modificar, até os dias atuais, à geografia da nossa cidade. 
  Segundo o saudoso historiador Ney Alberto, tudo aconteceu quando na última metade do século XIX,  a Cólera Mórbus e a Febre Amarela grassaram pela região onde naquele tempo estava edificada a sede do Município (Vila de Iguasú), às margens do Rio que dava 'nome' à Vila e 'sobre nome' à movimentada cidade dos dias atuais(Nova Iguaçu), dizimando grande parte da população da Vila de Iguassú (hoje, Iguaçu Velho). 
  Na ocasião sem os recursos da Medicina e da farmacologia, atuais, para escapar da morte, grande parte da população fugiu apavorada indo 'parar' no arraial de Maxambomba (hoje Nova Iguaçu) e na Freguesia de Santana das Palmeiras, situada no  complexo de serras do 'Alto Tinguá'. Este foi, inclusive, um dos motivos da mudança da sede, da margem do Rio Iguassú, para as proximidades da Serra de Madureira, o outro foi o trem que desmobilizou à Estrada Real do Comércio nas serranias do Tinguá( 1ª estrada para transporte de grãos do Brasil) e o fluxo - flúvio/marítimo - Rio Iguassú/ Baía de Guanabara. 


********************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: