Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Moradores de Parque Estoril ganham ônibus de graça para circular no bairro



Por:ASCOMFotos:Alziro Xavier
Moradores de Parque Estoril ganham ônibus de graça para circular no bairro
Cerca de 1.500 famílias do Parque Estoril, localizado numa das áreas mais carentes da Região de Tinguá, em Nova Iguaçu, ganharam nesta segunda-feira (12) transporte coletivo gratuito para se deslocar, em linha circular, até a pista da RJ-111, também conhecida como Estrada Zumbi dos Palmares.

O novo benefício, um dos compromissos de campanha do prefeito Nelson Bornier, e que tem a parceria do Governo Municipal com a Viação Vera Cruz, foi recebido com muita festa. A comunidade dispõe agora de uma linha de ônibus adaptado inclusive para cadeirante, em intervalos de 20 minutos. Melhor ainda, sem precisar meter a mão no bolso.

O secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema, anunciou que Marambaia e Iguaçu Velho também deverão receber o mesmo benefício, em breve. “O prefeito me pediu para cuidar com bastante carinho dessas duas outras regiões, que sofrem com o mesmo drama da falta de transporte público”, explicou.

Moradores disseram que vinham enfrentando, há anos, verdadeira via crúcis. Eram, segundo eles, longas caminhadas, engolindo poeira ou atolando o pé na lama, até alcançar a rodovia onde passam ônibus com destino a Tinguá, Centro de Nova Iguaçu, Pavuna e Central do Brasil.

“Os nossos filhos pequenos também ficavam expostos ao perigo, caminhando sozinhos, de dia e à noite, por longo trecho, entre casa e colégio. Foi uma bênção de Deus pra todos nós”, festejou a dona de casa, que se identificou como Maria das Dores.

“Quem tem bicicleta, sofria menos. A situação era mais difícil ainda, sobretudo para idosos, geralmente portadores de algum tipo de doença, e que se viam obrigados a andar a pé até à rodovia para pegar condução. Eu e o colega Cacau lutamos muito na Câmara Municipal e também junto ao prefeito por este benefício. Mais uma vez Bornier dá uma demonstração inequívoca de grande sensibilidade e espírito público”, elogiou o vereador Marcelo Nozinho (PSD).

Morador, há décadas, com mulher e filho, na Avenida Portugal, Jurandir Aquino, 52 anos, disse que a chegada da linha de ônibus à comunidade “parece um sonho”.  

“Não estou acreditando, acho que ainda não acordei para a realidade”, foi como reagiu, ao embarcar, às 5h15, na primeira viagem, na linha circular, que passou a atender à comunidade, por enquanto, num raio de cerca de dois quilômetros de extensão.

Jurandir lembrou ainda que foram anos tendo que caminhar por mais de 20 minutos, a pé, ao longo de um quilômetro até à sua casa, carregando bolsas pesadas de compra nas costas.

“Aqui dentro do bairro, a gente não tem nada, absolutamente nada, a não ser as biroscas. Tudo o que você precisa tem que ir buscar no Centro de Vila de Cava ou no Centro de Nova Iguaçu”, contou o aposentado.

Nenhum comentário: