Páginas

sábado, 24 de maio de 2014

Receitas com aipim de Tinguá viram livro em Nova Iguaçu

Da esquerda para a direita: Abdala Warrak, Samantha Oliveira, Ana Cristina Venâncio, Ana Melo, Sirlei Martins
As idealizadoras do produto: Ana Cristina Venâncio e Sirlei Martins
O pedreiro José Oliveira com o prato elaborado por ele
Por:ASCOM Foto Thiago Loureiro
Receitas com aipim de Tinguá viram livro em Nova Iguaçu
Referência no cardápio iguaçuano, o aipim é a estrela do livro que será lançado durante o Concurso Gastronômico da 10ª Festa do Aipim, previsto para o final de julho.  A obra irá reunir sabor e criatividade dos mais de trinta pratos, todos feitos por moradores da região, ganhadores das nove edições do concurso. O livro irá conter foto e receita dos pratos, foto dos culinaristas, além da história do município e do aipim. Deverão ser editados dois mil livros e a distribuição será feita, principalmente, em escolas e restaurantes. O projeto é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), que tem como objetivo agregar valor aos pratos e gerar renda para os moradores locais.

            “Nossa ideia é fazer com que escolas e restaurantes consumam o produto local, o aipim, e escolham pratos do livro para incluí-los no cardápio. Todos os cozinheiros e produtores do livro são moradores da região, que sabem extrair o melhor da nossa principal matéria-prima. Os culinaristas são pessoas simples e sem recursos, mas que arrasam no sabor e se superam na criatividade. Em Tinguá, temos tesouros ainda desconhecidos”, destacou Ana Melo, diretora técnica da Fenig.

As idealizadoras do projeto e também moradoras de Tinguá, a ambientalista Ana Cristina Venâncio e a pedagoda Sírlei Martins, revelaram que o livro é a realização de um sonho de toda a comunidade de Tinguá. “Ver o sorriso nos rostos dessas pessoas simples, porém grandes artistas, é a nossa maior realização. Pensamos nessa ideia em 2011 e só agora, no governo do prefeito Nelson Bornier, encontramos apoio. Estamos preparando tudo com muito carinho. O livro será um sucesso”, garantiu Ana, que também entrará no livro com o prato que conquistou o 3º lugar da categoria entrada, no concurso de 2007, a Empada de Aipim com Carne Seca.

As receitas que entrarão no livro são ganhadoras dos 1º, 2º e 3º lugares, das categorias entrada, prato principal e sobremesa, das nove edições do Concurso Gastronômico da Festa do Aipim.

José de Oliveira, 58 anos, é dono de uma das receitas mais sofisticadas do livro: Rocambole de Aipim com Bacalhau, que levou o 2º lugar da categoria prato principal, no concurso de 2009. Casado, pai de duas meninas e pedreiro há mais de 40 anos, José disse que é cozinheiro nas horas vagas e seu maior hobby é inventar pratos com aipim. “Passo o ano tentando elaborar novas ideias para participar do concurso, que nos trouxe motivação e auto-estima. Com o livro, ganharemos visibilidade e, se Deus quiser, melhoraremos nossa renda”, comemorou.

Uma das culinaristas com mais pratos ganhadores, a comerciante Claudia Ferreira, 39 anos, é a artista de uma das obras mais elaboradas: Aipim do Amor, que ficou com o 1º lugar da categoria sobremesa, no concurso de 2013. “O prato é uma reedição da tradicional Maça do Amor. Estou muito feliz porque quatro receitas minhas entrarão no livro. Acredito que toda essa repercussão trará visibilidade para o meu quiosque de lanches, no bairro Marambaia. Parece um sonho”, disse emocionada.

Fazem parte da produção do livro: a diretora técnica da Fenig, Ana Melo; os ambientalistas Ana Cristina Venâncio, Alexandre Belchior e Abdala Assad Warrak; a pedagoga Sírlei Martins; a pesquisadora Samantha Oliveira; o historiador Antônio Lacerda; o fotógrafo Renato Fonseca e o paisagista Fernando Leitão.

As inscrições para o Concurso Gastronômico já estão abertas. Todo o regulamento e outras informações podem ser encontrados na página do Facebook Festa do Aipim 2014.

Um comentário:

jo odoriges disse...

que bacana! amo nosso lugar e suas belezas.