Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2014

NOVA IGUAÇU LANÇA PROJETO PARA JOVENS EM PARCERIA COM O CIEE

Por:ASCOMFOTOS: Charles Souza
NOVA IGUAÇU LANÇA PROJETO PARA JOVENS EM PARCERIA COM O CIEE
Facilitar a participação e a inserção de jovens e adolescentes no mundo do trabalho é o objetivo do Projeto Jovem Alerta, implantado pela Secretaria de Assistência Social de Nova Iguaçu, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). O Projeto, lançado na última sexta-feira (09.05), no CRAS Valverde, é uma das primeiras ações do Programa Juventude Viva de Nova Iguaçu, termo de adesão assinado pelo prefeito Nelson Bornier, no ano passado.

A secretária Municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma, destacou que o projeto é um desdobramento do Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra. “No plano municipal, definimos que iríamos buscar parcerias para o desenvolvimento de projetos para a juventude mais vulnerável de Nova Iguaçu. Nossa meta é gerar oportunidades para os jovens iguaçuanos, a fim de reduzir os números de homicídios de jovens, principalmente dos negros de nossa cidade”, enfatizou a secretária. Quaresma informou que Nova Iguaçu é a 20ª cidade do país e a 3ª do Estado com o maior número de homicídios de jovens negros.

Inicialmente, o projeto atenderá 60 jovens, 30 no turno da manhã e 30 no turno da tarde, de 14 a 24 anos, cadastrados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Serão três meses de encontros temáticos, que acontecerão semanalmente e abordarão temas como: Mundo do Trabalho; Elaboração de Currículo; Língua Portuguesa; Educação Sexual; Doenças Transmissíveis, entre outros. Na primeira reunião do Projeto Jovem Alerta, os inscritos foram acompanhados da família.

De acordo com o superintendente do CIEE, Paulo Pimenta, a ideia é desenvolver um maior protagonismo, uma maior autonomia e identidade desse público. “Posteriormente, os jovens serão cadastrados no Banco de Dados do CIEE, que buscará empresas para a inserção destes jovens nos programas de aprendizagem e estágio, através de parceria com o Aprendiz Legal. Os que conseguirem uma vaga de estágio receberão um salário mínimo, vale alimentação e transporte”, explicou Pimenta. O superintendente revelou ainda que, após os três meses do Projeto Jovem Alerta, os concluintes ainda terão um leque com 43 cursos à distância para realizar gratuitamente.

Mãe aos 21 anos e sem emprego há três, a professora Joyce Esteves Ferreira, de 23, disse que a volta ao mercado de trabalho está muito mais difícil. “Estou há muito tempo parada e sem atualização. Essa é uma ótima chance para me capacitar e me inserir novamente no mercado de trabalho. Estou muito confiante e feliz com a nova fase. Agradeço à Prefeitura de Nova Iguaçu pela oportunidade e pelo resgate da minha esperança”, comemorou a moradora do Valverde.

A secretária Municipal de Assistência Social garantiu que, em breve, levará o projeto para outros CRAS. Mais informações: 2765-3821.

Nenhum comentário: