Páginas

terça-feira, 6 de março de 2012

CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU



Por: Wandemberg

 Na semana anterior ao fim do recesso dos vereadores, que se dá entre o fim do velho e o início do novo ano, estivemos na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, onde, a despeito das ‘férias’ de seus legisladores, o setor de administração, ao contrário, mantinha todo seu “corpo” em plena atividade. Aproveitamos para conversar com o Diretor Administrativo Hélio Duarte, um dos ‘pilares’ da casa que, nessa feita, além do trabalho habitual, ainda estava às voltas com a pintura do prédio, que deverá estar em condições plenas, ainda, no segundo semestre do mês em curso, quando os vereadores regressam para os trabalhos da Casa. 
Seu Hélio, a despeito de estar visivelmente atarefado, gentilmente, nos concedeu alguns momentos para conversa no sentido de nos informar como funciona, em linhas gerais, o Poder Legislativo Iguaçuano: 
“Pois bem! O comando geral pertence ao Presidente Marcos Fernandes, que após ser eleito vereador pelo voto popular, logrou ser eleito Presidente dessa Casa, após obter  maioria de votos de seus pares, em seção extraordinária, que aconteceu, como é de praxe, logo no início da gestão. A parte política, propriamente dita, é efetivada pelos detentores das 21 cadeiras dos vereadores eleitos, que têm com obrigações: Fiscalizar o Poder Executivo; criar Projetos de Leis; fazer emendas; indicar obras; votar orçamento!”, disse o diretor. 

“Quanto à diretoria técnica sob minha égide cabe cuidar da parte burocrática com todos os seus tramites. É composta, além da minha pessoa, de funcionários que ocupam os seguintes cargos: Diretor Geral; Procurador; Dir. de Finanças; Dir. Legislativo; Dir. de Contabilidade; Dir. de Comunicação Social; Dir. Tesoureiro; Dir. do Pessoal (RH)!”, redarguiu.
Falou da admiração e respeito que nutre pelo Presidente, segundo ele, principalmente, por ter vencido o desafio que se perpetuava há décadas, após o que conseguiu instalar, logo em sua primeira gestão, a nova Câmara da Tertuliano de Melo 38, considerada uma das mais modernas do país, depois de anos funcionando nos inadequados e desconfortáveis dois últimos andares do antigo edifício que tem no térreo uma das lojas do Ponto Frio. 
“Mas, a Nova Câmara não ficou só na mera vitória do conforto predial e tecnológico. Foram introduzidas outras inovações de reais importâncias para o município. Dentre essas os Projetos: Escola no Executivo. Educar é Lei e Tratamento Anti-Tabagismo”:

Escola no Executivo Educar é Lei
Um projeto que seguramente veio para ficar. Consiste em recebermos escolas, seja ela pública, particular, municipal ou estadual, em determinados dias e horários da semana, para que seus alunos participem de interessante simulação de uma seção plenária, quando os próprios alunos fazem às vezes dos vereadores, discutindo e votando projetos, como se fosse realmente uma seção.
Antes, porém, do simulacro, os alunos recebem aulas de funcionários muito bem qualificados na Casa, sobre história do município, poderes constituídos e direitos e deveres dos cidadãos, atuação dos vereadores e conscientização do voto. Mais tarde visitam o painel cultural onde existem documentos de várias épocas e, o famoso, quadro em tela do ano de 1871, do famoso Comendador Soares.

Anti Tabagismo
O tratamento contra o tabagismo foi outro processo que terá seguimento ao longo da atual gestão, dado o sucesso obtido, com muita gente deixando o cigarro! 

Nenhum comentário: