Dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. Sabe-se que dois terços do nosso planeta é constituído pelo precioso líquido que é um dos primeiros fatores responsáveis pela vida no nosso orbe! Sabe-se, ainda, que apenas 0,008% da água da terra é própria para o consumo humano. Diz-se que no Brasil, que detém em seu território 15% da água potável do mundo, exitem 31 milhões de Brasileiros sem água em boas condições e que no mundo cerca de 1 bilhão de pessoas não têm acesso a esse bem indispensável! Todavia, lamentavelmente, diante da ação predatória dos humanos que teimam em extingui-la, contaminá-la e de não envidar o menor esforço no sentido de providenciar meios para acumulá-la, tratá-la e distribuí-la, já existem prognósticos extraídos de estudos de que em futuro próximo, a água poderá faltar.

Para mostrar o descaso das autoridades com relação a água, basta lembrar que, há pouco tempo atrás, a prefeitura do Rio de Janeiro(Gestão Eduardo Paes), sob a 'cegueira' daqueles que poderiam coibir ato tão ignóbil, inaugurou um lixão(pasmem!) por sobre um aquífero na região da vizinha prefeitura de Seropédica.
A água sai dos tubulões e escoa pra vala! |
A pouco tempo atrás, sob o silencio do Prefeito de Nova Iguaçu, houve ampla repercussão o fato dos governos Federal e Estadual, fazerem campanha para vender a CEDAE. Eles em nenhum momento consideraram o fato de que á água verte das serranias do Tinguá, aqui em Nova Iguaçu. A explicação é simples: O Governo do Rio de Janeiro deu um grande rombo no Estado e uma das soluções apontadas para equilibrar a economia, foi vender a empresa. Diante de tanta corrupção, apontada no seio político pelo próprio Ministério Público Federal, seria de bom alvitre que a instituição investigasse se dentre os pretensos compradores não teria algum político dentre os que se esforçam no sentido de vender a empresa. Não seria de admirar!
Ultimamente nem se fala mais no assunto, mas fica um senão! Porque vender uma empresa que dá lucro? Seria a repetição da história da "Galinha de Ovos de Ouro!".
Na gestão Legislativa anterior à atual, houve na Câmara Municipal de Nova Iguaçu a CPI da água, que concluiu, que desde 1996, o prazo para a exploração da água de Nova Iguaçu, pelo Rio de Janeiro, havia inspirado. A gente não vê o atual Prefeito, Rogério Lisboa se pronunciar sobre o assunto, até parece que Nova Iguaçu não tem nada com isso. Mas na verdade tem, como já foi dito, grande parte da água verte das Serranias do Tinguá - Nova Iguaçu - RJ - Brasil.
********************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas
Nenhum comentário:
Postar um comentário