Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2018

IGREJA E CEMITÉRIO FORAM TRANSFERIDOS

Por: Ney Alberto(In Memorian)
IGREJA E CEMITÉRIO FORAM TRANSFERIDOS
  O Deputado Bento Pinto Ribeiro Pereira de Sampaio teve aprovada, na Assembléia Provincial, sua proposta no sentido de transferir a Igreja Matriz da Freguesia de Santo Antonio de Jacutinga, para Maxambomba. O Presidente da Província sancionou  o Decreto Legislativo (29 de novembro de 1862): "A séde da Freguesia de Santo Antonio de Jacutinga  fica transferida para o logar denominado -Maxambomba- nas proximidades da Estação da Estrada de Ferro D. Pedro II. No Artigo seguinte : "A escolha do terreno em que deve ser edificada a igreja matriz e construído o cemitério será feita pela camara Municipal de Iguassú de accordo com o parocho daquella freguezia" (Coleção de Leis, Decretos e Regulamentos da Província do Rio de Janeiro", 1863).  
  A área escolhida ficava às margens do "Caminho do Moquetá e foi doada pelo casal João Fernandes da Costa Thibau - Dona Bibiana. O cemitério - antes situado à frente e ao lado, esquerdo, do templo, no lugar denominado "Prata" - ficava aos fundos da nova matriz, de frente para a rua Dona Bibiana. O Cemitério seria transferido mais uma vez...e, no seu terreno, foi erguido o Educandário Santo Antonio ("Colégio das Irmãs'). À esquerda do cemitério existia a "Travessa da Matriz", ligando a Marechal Floriano a à rua Dona Bibiana ( rua que teve o nome substituído por Ministro Mendonça Lima e, tempos depois, para Amaral Peixoto).
  O belíssimo edifício do Instituto de educação santo Antonio (IESA) de imorredouras lembranças foi demolido.
   A Igreja , em Maxambomba - originalmente , com duas torres laterais - foi, a partir de 1932, reformada. Consequência da euforia do período laranjeiro. 
O Templo - atraído para Maxambomba  por causa do trem - com a criação do Bispado, foi promovido à Catedral.


********************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: