Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Atividades de Saúde marcam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Nova Iguaçu

A exposição com maquete sobre desastres naturais ficará até hoje (25) no Sesc Nova Iguaçu
Secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior destaca a importância a tecnologia e educação no desenvolvimento do país.


Por: Fernanda RodriguesFotos: Everton Barsan
Atividades de Saúde marcam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Nova Iguaçu  

A Secretaria Municipal de Saúde marcou presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Nova Iguaçu. Nesta quinta (24), segundo dia do evento,  que segue até amanhã no Sesc da cidade, os profissionais do setor garantiram aos alunos do município e demais participantes, orientações sobre prevenção de doenças, desastres naturais, além de apresentar as ações de saúde que vêm sendo desenvolvidas na cidade, entre elas, o projeto Bom Médico, que leva teatro de fantoches e brincadeiras às crianças internadas em hospitais.

  Desde segunda-feira (22) acontecem oficinas, palestras, ações educacionais e culturais nos estandes e na Tenda Cultural montadas na quadra do Sesc de Nova Iguaçu, no bairro de Moquetá. Na abertura do encontro, o secretário de Saúde da cidade, Luiz Antônio Teixeira Júnior, destacou a importância dos avanços tecnológicos principalmente relacionados à área da saúde durante abertura do evento, no último dia 22, no auditório da Universidade de Nova Iguaçu (Unig). Representando o prefeito Nelson Bornier, o secretário falou sobre os modernos equipamentos desenvolvidos a partir de estudos científicos e que têm ajudado no diagnóstico precoce de doenças e na melhora da qualidade de vida de muitos pacientes. 

“A tecnologia está cada vez mais integrada à ciência, proporcionando grandes avanços, especialmente na área da saúde. Com a invenção de novos equipamentos que ajudam na cura de doenças, a expectativa e qualidade de vida do pacientes aumentou. A prefeitura apoia esse tipo de iniciativa por entender que sem a educação aliada à tecnologia não é possível avançar. Quanto mais cedo os jovens tiverem acesso a informações sobre novas tecnologias, mais fácil e rápido será o pleno desenvolvimento de inovações e consequentemente a utilização delas em prol do crescimento do País”, disse Luiz Antônio.

O secretário lembrou ainda em seu discurso a iniciativa do prefeito Nelson Bornier em garantir a permanência da Unig no município. A universidade corria o risco de perder sua sede no Jardim Alvorada, mas o prefeito interviu em tempo, evitando o seu fechamento. "A Unig é uma referência para Nova Iguaçu quando se fala em educação de nível superior e não fosse à intervenção do atual governo essa instituição seria fechada", disse.

   Amanhã a Secretaria de Saúde estará com a exposição de maquetes sobre “Desastres naturais e doenças hídricas” e realizará a oficina de arte do projeto Bom Médico, das 10h às 12h e das 14h às 16h, na sala 14.


 O Sesc de Nova Iguaçu fica na Rua Dom Adriano Hipólito, 10, no bairro Moquetá. A visitação é feita das 9h às 16h. 

Nenhum comentário: