Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Nova Iguaçu realiza caminhada contra o câncer de mama

Odacir descobriu o câncer há sete anos. O acompanhamento é feito no HGNI pelo médico Wandir Moreira


Fernanda RodriguesFotos: Everton Barsan 
O mês de outubro marca em todo mundo a luta contra o câncer de mama. Usando a cor rosa como símbolo da campanha, diversas cidades brasileiras se mobilizam em favor da conscientização sobre a prevenção da doença. Em Nova Iguaçu, a Secretaria Municipal de Saúde está lançando a campanha “Tenha uma atitude de peito: faça o exame de mamografia". 

Durante todo mês, diversas atividades são promovidas com ações de conscientização nos postos e unidades de saúde do município. Para marcar essas ações, no próximo dia 16 será realizada uma grande caminhada pelas ruas do Centro. A expectativa é de que mais de mil pessoas se mobilizem nessa campanha, que tem como meta triplicar o número de encaminhamentos para o exame de mamografia pelo SUS no município, incentivando cada vez mais mulheres, acima dos 40 anos, a realizarem o exame da mama.

A concentração será no Paço Municipal, no Centro, a partir das 9h. De lá, a caminhada segue até a Praça Rui Barbosa. Na ocasião haverá distribuição de panfletos informativos e orientações sobre a saúde da mulher.

O exame de mamografia é capaz de detectar logo no início possíveis nódulos, aumentando em até 95% as chances de cura do câncer. Atualmente, o município emite em média 1.200 pedidos para realização da mamografia, enquanto poderia fazer o triplo, de acordo com a Área Técnica em Saúde da Mulher, se as mulheres procurassem os postos para fazer o exame. 

Para facilitar e agilizar a realização desse exame, a Secretaria de Saúde do município promoveu mudanças no setor. O encaminhamento para o exame da mama, desde setembro, já pode ser feito diretamente nos postos de saúde do município de forma bem mais simples e rápida. A solicitação é feita pelo próprio enfermeiro da unidade, após avaliação, e com o pedido de exame em mãos, a paciente pode ir direto fazer a marcação em uma das duas clínicas conveniadas no Centro de Nova Iguaçu. Antes, o pedido ainda tinha que passar por uma Central de Regulação. 

 “Agora a paciente sai direto do posto para a clínica e marca seu exame sem burocracia ou fila de espera. A mamografia é um exame muito importante. Se a mulher descobre o câncer de mama em estágio inicial, ela terá muito mais chances de cura. Esse exame não previne o câncer, mas é a melhor forma de detectá-lo precocemente e iniciar o tratamento. A Prefeitura de Nova Iguaçu vem desenvolvendo diversas ações voltadas à saúde da mulher, buscando melhor qualidade de vida. A coleta pré-natal, por exemplo, agora é feita diretamente nos postos de saúde e o resultado sai em até 10 dias. Antes era feita em laboratórios conveniados que levavam de 20 a 30 dias para entregar os resultados”, destaca o secretário de saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior. 

A aposentada Odacir da Silva Lima, de 76 anos, descobriu o câncer de mama logo no início, após sentir coceira na mama.  “Comecei sentindo uma coceira na mama, os médicos diziam que poderia ser uma micose, mas depois da mamografia descobri um nódulo que foi retirado com cirurgia”, disse. O procedimento foi feito há sete anos no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), que possui um setor de mastologia e realiza todo acompanhamento ambulatorial antes e depois da cirurgia.


Nenhum comentário: