Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Nova Iguaçu promove Dia D para vacinação em cães e gatos


Por: Fernanda Rodrigues
Nova Iguaçu promove Dia D para vacinação em cães e gatos

 Para garantir a imunização em animais contra a raiva, a Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu promove neste sábado (26/10) a campanha antirrábica. Neste dia, cães e gatos poderão ser vacinados gratuitamente em quase 170 pontos estratégicos de vacinação do município, entre postos de saúde, instituições, escolas e igrejas. A expectativa é de que mais de 100 mil animais sejam imunizados contra a doença.

A vacina é indicada para cães e gatos acima de 4 meses de idade, mesmo fêmeas que estiverem esperando filhotes ou amamentando. A contraindicação é apenas para animais que estiverem doentes, já que o sistema imunológico não responderá adequadamente ao estimulo da vacinação.

“A vacina é a melhor forma preventiva de evitar e controlar a doença. Apesar de Nova Iguaçu não ter registro da enfermidade, tanto em animais, quanto em humanos, é preciso fazer o alerta para que os proprietários levem seus animais aos pontos de vacinação e assim, garantirem mais saúde para seus animais. A prevenção é um dos focos da Prefeitura de Nova Iguaçu, que vem desenvolvendo e apoiando as campanhas como essa, buscando sempre orientar e conscientizar sobre a importância da imunização”, disse o secretário de saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

Segundo a superintendência de Vigilância Epidemiológica, órgão ligado a Secretaria de Saúde, abrigos ou criadores que possuam muitos animais devem procurar o Núcleo de Vigilância de Zoonoses de Nova Iguaçu para agendar a vacinação no local, pelo telefone (21) 2668-4516. Por medida de segurança, todos os animais devem ser encaminhados aos locais de vacinação por um adulto. A imunização acontece das 8h às 17h. A lista dos postos de vacinação está disponível no site www.saudenovaiguacu.com.br.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif            A raiva é uma enfermidade causada por um vírus que acomete tanto os seres humanos quanto os animais mamíferos. As agressões pela mordida de um animal doente é a principal forma de transmissão da doença, que em seres humanos possui alta taxa de mortalidade, aproximando-se de 100%. Em Nova Iguaçu, nos últimos 10 anos não houve registro de casos da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, no ano passado, foram notificados no Brasil seis casos de raiva em humanos. 

Nenhum comentário: