Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

BAIXADA ELABORA PROTOCOLO PARA ATENDIMENTO À SAÚDE MENTAL PELO SAMU 192



 ASCOM CISBAF: Claudia Souza
BAIXADA ELABORA PROTOCOLO PARA ATENDIMENTO À SAÚDE MENTAL PELO SAMU 192
Coordenadores municipais que integram a Câmara Técnica de Saúde Mental do Cisbaf realizaram na manhã desta quarta-feira (02), na sede do consórcio, a segunda reunião para dar continuidade à elaboração do protocolo do fluxo de atendimento das equipes do Samu 192 em casos de transtornos mentais. A reunião contou também com a presença da Apoiadora da Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde, Mônica Fornazier.

O coordenador regional interino do Samu 192 Baixada, Antônio Dieb, abriu a reunião apresentando as principais características do funcionamento do serviço de urgência para atendimento aos casos de transtornos mentais. “Durante o atendimento ao telefone, o médico regulador precisa identificar o grau de gravidade do quadro de saúde do paciente e pode ainda dar orientações ao familiar, enquanto aguarda a chegada da ambulância, caso necessária a remoção do paciente para uma unidade de saúde”, explica o coordenador.

Alguns pontos voltaram a ser debatidos, como a pouca adesão do paciente ao tratamento, a dificuldade de acesso às portas de entrada do sistema de saúde municipais, a falta de comprometimento do familiar no cuidado e, muitas vezes, a baixa resolubilidade do atendimento prestado pelas unidades de saúde especializadas. Segundo a assessora técnica do Cisbaf, Márcia Cristina Ribeiro, esses desafios refletem no aumento considerável do número de ocorrências no Samu 192. “O paciente que não é tratado adequadamente tem seu quadro de saúde agravado, levando a uma crise. Precisamos do comprometimento de todos: paciente, familiares, profissionais de saúde e gestores para reverter essa situação”.

Márcia Cristina também destacou outro papel importante do Samu: o de observatório. Durante o encontro, os coordenadores municipais receberam o primeiro relatório com dados das ocorrências atendidas pelo Samu nos casos de transtornos mentais. Com base nas informações fornecidas, os municípios poderão identificar os pacientes que, porventura, não estejam inseridos no sistema de saúde ou não estejam realizando o tratamento adequadamente, bem como planejar futuras ações para o setor.

E para atender de forma mais adequada e humanizada, a Secretaria de Estado de Saúde se comprometeu em capacitar os profissionais que atuam na Central de Regulação do Samu 192 Baixada, nas ambulâncias do Samu e nas unidades de saúde que receberão estes pacientes.


Nenhum comentário: