Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Nova Iguaçu realiza Conferência do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas



Por: ASCOM:Fotos de Alziro Xavier
Nova Iguaçu realiza Conferência do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas
A Casa de Cultura de Nova Iguaçu recebeu nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, a Conferência do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas. O evento é uma realização do Grupo de Trabalho Iguaçulendo e do Polo Baixada Literária e tem o apoio da Prefeitura, através das secretarias de Cultura, Educação e da Fundação Educacional de Nova Iguaçu (Fenig), visa garantir o direito à leitura e o acesso ao livro, ampliando o número de bibliotecas e espaços de leitura na cidade.

Presente ao evento, o prefeito Nelson Bornier afirmou se sentir muito honrado em poder realizar uma atividade ao lado da sociedade civil, que irá modificar a vida dos cidadãos iguaçuanos. “Durante anos a cultura não recebeu os investimentos necessários. Hoje, como governante, ver a sociedade envolvida nessa questão da mais alta importância me deixa muito satisfeito. Estou pronto para acatar tudo o que for selado neste encontro e quero, junto com vocês, ser a primeira cidade do estado Rio de Janeiro a ter aprovado o Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas”, garantiu o prefeito.

De acordo com o secretário de Cultura, Wagner D’Almeida, sua pasta recebeu uma grande reformulação para oferecer apoio a todos os setores. “Estamos cumprindo nosso papel e desenvolvendo pela primeira vez uma verdadeira política cultural. O Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas é uma das ações que estamos desenvolvendo. Tanto o artista iguaçuano quanto a população, que não tinha acesso aos aparelhos culturais, poderão se orgulhar de viver aqui”, destacou.

Após explanação da mesa de abertura, os presentes participaram dos grupos de discussão que debateram em grupos os eixos temáticos “Democratização do acesso”, “Fomento à leitura e a formação de mediadores”, “Valorização da leitura e políticas públicas” e “Desenvolvimento da economia do livro”.

A atividade também contou com a presença do presidente da Fenig, Marcos Ribeiro; presidente da comissão de cultura e educação da câmara de vereadores de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira; coordenadora do projeto nacional Mais Bibliotecas, Malena Cabral Xavier; além de representantes do Grupo de Trabalho Iguaçulendo e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Maria do Rosário dos Anjos e Lúcia Helena Matos, respectivamente e da sociedade civil.

Nenhum comentário: