Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Idosos participam de palestra sobre saúde bucal



 Fotos e texto: Fernanda Rodrigues 
Idosos participam de palestra sobre saúde bucal
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu, por meio do setor de Saúde Bucal, ligado à subsecretaria de Atenção Básica, promoveu na manhã de hoje (29/10) uma palestra para cerca de 150 idosos no Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti), no Bairro da Luz. Com o tema “Saúde Bucal do Idoso”, dentistas deram dicas sobre escovação correta, uso de fio dental, cuidados com a prótese dentária e distribuíram kits de higiene, com sabonete, escova e pasta de dente. O evento marcou as comemorações pelo Dia do Idoso - 1° de outubro - e pelo Dia do Dentista - 25 de outubro.

Para a aposentada Sandra de Almeida e Silva, de 71 anos, as dicas vão ajudar a cuidar melhor da higiene bucal. “Eu não sabia, por exemplo, que precisávamos escovar a língua. São dicas simples, mas que, se seguidas corretamente, podem evitar doenças na boca. Agora vou fazer tudo direitinho”, disse.

Ao longo deste mês de outubro diversas ações foram feitas em homenagem aos idosos. Além das atividades realizadas nos postos de saúde, com orientações sobre a saúde do idoso, a Secretaria de Saúde promoveu no dia 23/10 um passeio ao sítio Seeame, localizado na Reserva Biológica de Tinguá. Cerca de 150 idosos atendidos pelo núcleo de geriatria da Policlínica Geral de Nova Iguaçu (PAM Dom Walmor) participaram de atividades recreativas e assistiram a palestras do médico geriátrica, Silvio Macedo. O secretário de Saúde do município, Luiz Antonio Teixeira Junior, também esteve presente e ressaltou a importância da qualidade de vida na “melhor idade”.
“Os idosos precisam de uma atenção especial, principalmente quando se trata de saúde. A atual gestão vem realizando uma série de mudanças neste setor, ampliando e melhorando a assistência à terceira idade. Ações de prevenção também têm sido o foco do prefeito Nelson Bornier, que reativou o serviço de densitometria óssea. Parado há mais de um ano, a falta do exame estava prejudicando muitos idosos, já que através dele, é possível detectar a osteoporose, doença muito comum em homens e mulheres acima dos 50 anos. Respeitar o idoso é oferecer a ele dignidade no atendimento e qualidade de vida”, afirma

Nenhum comentário: