Páginas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

A importância da alfabetização

Magda Asenete - pedagoga e diretora da In Company Assessoria e Treinamento
Por: Ana Cláudia Damsceno
A importância da alfabetização
 A alfabetização é um dos momentos mais importantes na vida da criança. Para que ela possa ser eficaz, é preciso entender e reconhecer essa etapa do desenvolvimento. É na educação infantil que todo o processo de aprendizagem começa a tomar forma e, se malfeita, causará sequelas para a vida toda.
  As crianças começam a representar através dos símbolos e começam a formar a ideia da escrita em um processo de aprendizagem concreta. Sendo assim, o lúdico – o brincar e o jogo - precisa estar presente no cotidiano dos pequenos para que possa entender essa simbologia e prosseguir construindo no concreto. Por volta dos sete anos a criança começa a abstrair e construir, por meio do real, o processo da escrita.
  Por isso, sempre destaco que o melhor método para ensinar uma criança a ler é o respeito. É preciso respeitar à faixa etária da criança. É relevante também oferecer recursos para desenvolver a escrita e entender que cada criança tem o seu próprio ritmo, cada uma possui um tempo diferente de assimilação das coisas. Tudo isso é essencial para a alfabetização delas.
  Há diferentes métodos e filosofias para a alfabetização e não é o método adotado pela escola o único provocador da leitura. A criança precisa ser estimulada todo o tempo. Ela precisa, por exemplo, ser cercada por livros, conviver em um ambiente propício para a aprendizagem e frequentar lugares culturais. Além disso, deve-se haver diálogo no meio onde ela está inserida. Diante desses fatores, com facilidade e de maneira tranquila acontecerá a leitura em momento oportuno dentro, claro, da faixa etária.
  O mais interessante nessa fase é o grande interesse dos pequenos pelas descobertas das letras, das palavras e dos seus sons. Então, inicia-se o aprendizado do próprio corpo, da relação do corpo com o meio e da percepção desse corpo no espaço. Na realidade, essa é a primeira leitura que a criança faz e, gradativamente, vai guardando na memória. A cada ação, um registro e a leitura vem através dos sentidos: da memória visual, do tato, dos sons, dos sabores, dos movimentos.
  O papel dos pais em casa é fundamental para o processo. É muito importante que a família permita que os filhos usem a criatividade e a fantasia. Para elas, tudo é lúdico, tudo é divertido. Por isso, as brincadeiras, principalmente para a alfabetização, estimulam os sentidos e facilitam o trabalho do aprendizado da criança. Portanto, aproveite todas as fases dos seus filhos e ajude-os a desenvolver uma boa educação.

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: