Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

A Música de MARCOS ALAN nos Violões de SÉRGIO RIBEIRO e JOÃO WILSON

Evandro Reis
Pós-graduado em Jornalismo Cultural
(UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
 A Música de MARCOS ALAN nos Violões de SÉRGIO RIBEIRO e JOÃO WILSON
 O Recital de Domingo
 O Duo Dístico formado pelos recitalistas SÉRGIO RIBEIRO e JOÃO WILSON iniciaram o concerto com algumas inversões no programa que em nada influenciaram no rendimento artístico dos violonistas, muito pelo contrário, absorveram as mudanças com total tranquilidade.
  O destaque maior ficou por conta da coesão sonora, indiscutivelmente.
 SÉRGIO RIBEIRO, iguaçuano, como também era o violonista e compositor MARCOS ALAN, o qual nasceu em Mesquita quando, hoje Município, era Distrito de Nova Iguaçu (1956), é Doutorando em Poética Musical sobre a obra de MARCOS ALAN na Escola de Música na Universidade Federal do Rio de Janeiro (EM/UFRJ).
 JOÃO WILSON, este também com formação musical e técnica violonística de elevados requintes, foi aluno de Turíbio Santos e bacharel em violão pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 Acompanhamos MARCOS ALAN na lavra das composições executadas pelos brilhantes violonistas:
Sonata I
I. Allegro
II. Andante
III. Allegro molto
https://www.youtube.com/watch?v=knfaAl68cKs

Sonatina Dodecafônica (estreia)
I. Allegro
II. Lento
III. Allegro vivace

 Hoje, outras obras do compositor, dentre elas o Concertino para Violão e Orquestra, estão sendo tratadas por nossa irmãzinha GRAÇA ALAN, Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e, agora, Pós Doutoranda.
 A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro patrocinou o evento no Centro da Música Carioca e na Série Clássicos aos Domingos.
 Por fim, acrescente-se que MARCOS ALAN estudou (curso médio) no Colégio Monteiro Lobato em NOVA IGUAÇU e sua obra será sempre preservada e difundida.

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: