Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O POVO TUPINAMBÁ-TAMOIO FOI CHACINADO



A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro nasceu para servir de base, para a primeira grande chacina, da nossa Geo-história...
Indígenas e franceses continuavam unidos, lutando contra os católicos.
Estudamos o seguinte: -“As capitanias hereditárias fracassaram, como forma de administração colonialista, por causa dos ataques dos índios”. Ou melhor: -por causa dos ataques por parte dos verdadeiros donos da Guanabara e Baixadas. Durante anos, as lutas foram implacáveis. O jesuíta, Anchieta (Anquiêta); prega o extermínio dos hereges (franceses e aliados). Bacamarte (pólvora) - espadas-lanças (de ferro) contra arco e flecha. Os católicos vencem. Anchieta canta vitórias. E escreve (De gestis Mendi saa): “Quem poderá contar os gestos heróicos do Chefe à frente dos soldados na imensa mata: Cento e sessenta as aldeias incendiadas, mil casas arruinadas pelas chamas devoradoras, assolados os campos com suas riquezas, passado tudo a fio da espada”. E, no Auto de São Lourenço, um “teatrinho colonialista”, encenado em Niterói, pelos descendentes de Araribóia, que ficaram ao lado dos portugueses; escreveu Joseph de Anquiêta: E mais – Paranapecu, / Jacutinga, Morói, / Sariguéia, Guiriri, / Pindoba, Pariguassú, / Curuçá, Miapeí / E a tapera do pecado, / A de Jabebiracica, / Não existe. E lado a lado / A nação dos derrotados no fundo do rio fica”.
Notas: - O povo JACUTINGA foi visitado pelo francês, Jean de Léry, e sua principal aldeia ficava no Bairro da Prata (Nova Iguaçu); - a “nação dos derrotados” é onde chamamos de Baixada Fluminense; -“fundo do rio” –áreas semi-planas , situadas no entorno da Baía da Guanabara, que foi a Baía – denominada pelos marinheiros de Portugal, de Rio de Janeiro; - Rio, em latim, quer dizer Flumen, daí o nascimento da palavra – FLUMINENESE-.
Esta grande chacina jamais foi impressa nos livros didáticos.
Ney Alberto

Nenhum comentário: