Páginas

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O mundo esqueceu Xandrinho, a FOLHA não!


Engraçado, outro dia ao observar com atenção um pronunciamento do Vereador Xandrinho da Tribuna da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, pude perceber, por mais uma vez, que o ilustre legislador quando faz alguma alusão à atuação da imprensa, nunca se refere à imprensa do município de Nova Iguaçu, cidade que lhe conferiu, por mais de uma vez, o Diploma de Vereador.
Desta feita, porém, ao falar sobre o sucesso de um evento de seu partido o PV, na Casa de Show Rio Sampa, onde nos fizemos presente, nosso edil exaltou a presença da imprensa de outros municípios, Rio de Janeiro e São Paulo, bem como a do mundo inteiro, sem, contudo lembrar a imprensa local.
Em sua fala, Xandrinho se referia ao lançamento, para nossa honra e glória em Nova Iguaçu, da campanha da Senadora Marina Silva à Presidência da República. Realmente a imprensa do planeta estava presente com sua avançada tecnologia e lá no meio do bolo com uma camerazinha “fubá” a tiracolo, eu e a jornalista Jeania Maria, que cá pra nós, não deve nada em termos de competência a nenhum daqueles correspondentes internacionais. Afinal foi ela que com um artifício inteligente conseguiu arrancar Gabeira do camarim para uma prévia. Dois minutos depois o mundo inteiro estava em torno do candidato a governador e de Jeania. Teve até um jornalista inglês, “mais malandro”, que passou a nos seguir, porque sacou que o mais recomendável para conseguir matérias, seria seguir o fotógrafo da maquininha “fubá” e a esperta “abre alas” Jeania Maria.
Sem intenção de reproduzir na íntegra, foi mais ou menos assim o pronunciamento de Xandrinho:
“No evento na Rio Sampa, quando nós do PV lançamos a candidatura de Marina Silva, estava presente a imprensa do mundo inteiro: da Inglaterra, dos Estados Unidos, da Conchinchina...”
Em seu devaneio transcontinental, até voltar ao Brasil, levou alguns intermináveis segundos. Primeiro passou em São Paulo: Do Estadão a Folha de São Paulo. Entrou no Estado do Rio: do O Globo ao jornal O Dia.
Fiquei pensando... pelo tanto que enaltece os jornais de fora, se voltando agora para a imprensa Internacional, nosso vereador vai acabar na capa de O Globo, Folha, Daily Mirro, New York Times ou do Corriere de La Sierra. Quem sabe, lá na Argentina, no jornal Clarim possa aparecer numa fotografia de capa ao lado do Dieguito Maradona, com a seguinte legenda: “Nuestro hermano Xandrito, tanto cuanto, nosotros puebres mortais, tambien intiende qui Maradona es mijor qui Pelé, pero jamás hablou de la prensa di su ciudad” (Obs: Castelhano aprendido na periferia da periferia de Figueira II ). Diante dessa perspectiva, comecei a achar legal ver um representante da câmara legislativa de nossa cidade, ilustrando as páginas dos grandes jornais. Morreria de orgulho!
No dia seguinte, ainda com aquela idéia de que Xandrinho iria aparecer para o mundo inteiro, logo veio a decepção após consultar a internet! Xandrinho, nosso honorável vereador, não aparecia numa linha sequer de nenhum dos órgãos consultados. Um ultraje à honra de um obstinado defensor da ingrata imprensa forasteira.
Mas quis o destino, que por incrível golpe de sorte e sem contar com a menor concorrência de nenhum dos fotógrafos presentes, que eu clicasse uma foto dele, no exato momento em que conseguiu quase que furtivamente, sob os olhares desaprovadores de gente com “cara” de organizador do evento, se aproximar da mesa e entregar uma “moção” a Marina.
Envaidecido com o momento histórico particular, o edil, ao entregar a Moção, não se deu conta que o mundo inteiro, distraído em conversas paralelas, não percebeu a importância do gesto.
Só restava agora uma esperança para que o momento mágico protagonizado por Xandrinho pudesse se perpetuar através dos tempos, era a Folha de Iguassú se conscientizar de sua responsabilidade histórica e publicar a tal foto da maquininha “fubá”, mesmo entendendo que nosso vereador não gosta muito da imprensa iguaçuana.
Sem pestanejar. -Publique-se, disse o diretor!
Sem delongas, assim foi feito.

Nenhum comentário: