Páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Crispim Lourenço a Máquina Iguaçuana de fazer Samba


Por: Wandemberg
Foto: À mesa, da esquerda para a direita - Lula Rodrigues, Beto Santa Rita e o genial Crispim. Ao fundo(de pé) Carlin Neguim e Sérgio Cara Preta (Presidente de Honra do Trem da Harmonia)

O compositor Crispim Lourenço, tido e havido como o recordista em composições nas agremiações de samba da Baixada, nasceu no primeiro dia de dezembro de 1955 na Rua Dr. Godói - Bairro Chatuba, indo mais tarde morar em Queimados.  Aos seis anos foi internado no Patronato São Vicente de Paula, uma instituição implantada por Getulio Moura um homem que além de ser   um grande ‘cacique’ da política nos anos 50 e 60, gozava de notória popularidade, sendo dono de um dos discursos mais eloqüente na história Iguaçuana. 
No Internato nosso herói aprendeu fazer três coisas: o ofício de sapateiro, a culinária e a música. Mas foi na escola de música, onde teve os primeiros contactos com a arte, que enriqueceu sua veia artística tornando-se  um dos grandes compositores de samba  da Baixada. Segundo ele próprio, até hoje, ainda, soa em seus tímpanos  a célebre pergunta que o professor fazia constantemente aos alunos:
- O que é música?
 A qual respondia sem delongas. 
-É a combinação de sons melodiosos!
Essa combinação de sons melodiosos o incorporou e o acompanha até os dias atuais. O fato é que, até hoje, onde quer que vá Crispim irá com ele a “bendita” e inspiradora  “Combinação de Sons Melodiosos”. 


              Fez samba pra todo mundo
Sem contar as escolas do Rio, já fez samba para, pelo menos, 90% das Escolas de Samba de Nova Iguaçu e adjacências: Flor de Iguaçu, Palmeirinha, Unidos de Três Corações, Imperial de Morro Agudo, Acadêmicos do Morrinho, entre outras... Ganhou tantos sambas que perdeu a conta. Somente do ano retrasado para cá em parceria com Zezé, ganhou nove sambas em Escolas da região. Mas adverte. “Não faço nada sozinho. Tenho parceiros que são imprescindíveis, como: Careca, Zezé, Tonho, Naldo”.
              
CONFIDENCIAS DO COMPOSITOR
Crispim confidenciou-nos ter gostado do desfile de Escolas de Samba, e, que, a cada ano que passa, o progresso das Escolas de Samba de Nova Iguaçu é evidente, seja nas comissões de Frente, enredos, casais de Mestres Salas e Portas Bandeiras, passistas, incluindo aqueles que fazem o trabalho pesado do apoio. Tudo tem melhorado em função principalmente da união reinante nas agremiações! 
Se no âmbito interno das Escolas tudo funcionou harmoniosamente, infelizmente, o mesmo não se pode dizer dos  responsáveis pela organização do evento. Até agora não encontramos quem entendesse a idéia de haver duas ligas para um único desfile de Escolas de Samba. Em verdade o que aconteceu foi  mera acomodação da Prefeitura para conciliar os arroubos de duas vertentes políticas distintas e afins de “Poder”. Assim foi promulgado pela Senhora Prefeita o “Carnaval da União”, falou o genial compositor. “Que união que nada!”, enfatizou. “Era uma Liga querendo engolir à outra, essa que é a grande verdade”, disse Crispim.  
“Esse negócio de duas Ligas tem que acabar para o bem do samba de Nova Iguaçu! Quero nos próximos anos ver um carnaval sem política e sem politicagem!”, finalizou. 


Atenção: A exposição do fotógrafo Antonio Jorge estará aberta ao público à partir de hoje 04/04/ 2012,após as 18:00h. na casa de cultura, após ser exposta no sábado e Domingo de Ramos na Igreja Nossa de Fátima São Jorge, após fazer sucesso em Rio das Ostras, devendo ficar até dia 14 de abril. São fotos onde o papel é substituído por tecido de fina tessitura,  que criam, aos inadvertidos, ilusão de pintura de óleo sobre tela e ganham aspecto nobre, mais ainda, pelas suntuosas molduras em madeira de Lei  confeccionadas no atelier do artista.


Nenhum comentário: