Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Material de Construção para o Mosteiro de São Bento saiu de Iguassú



Por : Ney Alberto
A Fazenda São Bento de Iguassú. A partir de 1700, possivelmente ano do início das atividades da sua Olaria, forneceu grande quantidade de tijolos, telhas (“canal”), ladrilhos e madeiras, destinados à construção do Mosteiro do Rio de Janeiro. Assim informa Don Clemente Nigra: “Embarcações grandes e pequenas conduziram o produto da Olaria até o cais de São Bento, onde guindastes especiais o levaram ao alto do morro”. De 1757 a 1763, a Olaria, ampliada, produziu “cem milheiros” de tijolos ”todos os anos”. Nigra, com base em Melo Morais:
“Havendo aquartelado quatro companhias na Rua Nova de São Bento, em casas dos Beneditinos, entenderam estes, para se verem livres dos soldados, oferecer ao Governo de D. João se VI  tijolos e telhas para toda a obra do quartel que se ia levantar no Campo de Santana. Começado os trabalhos em 1810, ainda em 1822 cumpriam os religiosos o compromisso, até que D.Pedro disso os desobrigou”.
O Porto de São Bento (na Baixada Fluminense) ficava à margem direita do Rio Iguassú. Seu leito original foi soterrado. Não confundir, portanto, com o leito (artificial) aberto por ocasião das obras de “dessecação” dos pantanais. As embarcações, partindo do Porto de São Bento, “desciam” o Rio “Aguassú” , navegavam pelas águas guanabarinas e atravessavam o “Cais de São Bento”, vizinho do “Cais dos Mineiros”.
A Fazenda de São Bento de Iguassú ficava no território da Freguesia de Santo Antonio de Jacutinga. Está no município de Duque de Caxias.

Nenhum comentário: