Páginas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Projetos de Lei são aprovados na CCJ


Mais três projetos de lei e um Projeto de Resolução de autoria  do deputado estadual Luiz Martins (PDT), acabam de ser aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa-CCJ, que avalia a constitucionalidade dos projetos e os mesmos continuam então tramitando pelas demais comissões.
O primeiro projeto de lei que recebeu parecer  favorável foi o PL nº 799/2011, que institui o Programa Estadual de Envelhecimento Ativo - PEA, de caráter permanente, que tem por objeto a criação, o desenvolvimento e a execução de políticas públicas, dirigidas principalmente à população idosa, com o fim de garantir ao cidadão, condições necessárias para continuar no pleno exercício da cidadania, realizando campanhas e eventos educativos e culturais.

O segundo  projeto aprovado é o PL nº 776/2011 ,  que determina que shoppings centers e restaurantes, estabelecidos no Estado do Rio de Janeiro, mantidos pela iniciativa pública ou privada, deverão destinar, no mínimo, cinco por cento de seus lugares para uso exclusivo de pessoas com necessidades especiais, idosos e gestantes.
O terceiro projeto  que recebeu parecer favorável é o PL nº 637/2011, que obriga a presença de nutricionistas nas equipes das instituições públicas e privadas de ensino fundamental e médio, localizadas no âmbito do Estado. O nutricionista terá como funções a elaboração de cardápios para as refeições escolares, o controle de qualidade no armazenamento, no preparo e no consumo dos alimentos.



O Projeto de Resolução  nº 640/2012 aprovado na  Comissão de Constituição e Justiça,  institui o “Disque-Denúncia de Maus-Tratos aos Animais” no âmbito da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, para receber reclamações referentes à violência ou crueldade praticada contra animais,  que será gratuito e manterá, a critério dos denunciantes, o direito ao sigilo absoluto sobre seus nomes e endereços.



Os projetos de lei depois de aprovados na Comissão de Constituição e Justiça continuarão tramitando nas outras comissões da ALERJ, depois irão a plenário para aprovação e consequentemente enviado para sanção do Governador.

Anna Carolina Fernandes de Mello
 Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: