Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2014

Saúde do trabalhador é tema em encontro na Unig

Raphael BittencourtFotos Everton Barsan
Saúde do trabalhador é tema em encontro na Unig
Evento tem o objetivo de apresentar propostas que deem qualidade de vida do empregado no ambiente de trabalho

 Terminou nesta terça-feira o I Encontro Regional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. O evento foi realizado no auditório da Universidade Iguaçu (Unig) e teve como convidados os representantes dos Centros de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest) de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo, Japeri, Seropédica e Itaguaí. O objetivo é apresentar propostas que possam melhorar as condições de trabalho e, por consequência, a saúde do empregado.

 O coordenador do Cerest de Nova Iguaçu Paulo Jacinto dos Reis Lisboa aproveitou a oportunidade e alertou os participantes para os riscos de acidentes de trabalho, como os dos operários mortos durante a construção dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo, e pediu que todos fizessem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. “Os municípios se mobilizaram e estamos realizando nosso primeiro encontro regional. Queremos criar propostas que possam ser levadas ao encontro nacional para que homens e mulheres tenham melhor qualidade de vida no ambiente em que trabalham com mais saúde e segurança”, explica Paulo Jacinto, que nesta terça-feira dará uma palestra sobre o desenvolvimento sócio-econômico e seus reflexos na saúde do trabalhador.

Coordenadores de Cerests de outras cidades, como Resende e Rio de Janeiro, também estiveram presentes no evento. Regina Quaresma, de Resende, lembrou que este ano será realizada a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora e pede para que todos se empenhem na elaboração de propostas que visem melhorar as condições dos empregados. “Este momento é primordial para fazermos com que todas as necessidades das classes trabalhadora sejam transformadas em políticas públicas. Esta é a nossa obrigação”, afirmou.

 Coordenador da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador de Nova Iguaçu (Cist), Miroval Santos lembra que até mesmo aqueles que trabalham na área da saúde devem estar atentos aos riscos da profissão. “Se uma pessoa trabalha operando aparelhos de raio-x, é preciso ter cuidado. Será que ela está devidamente protegida? Será que ela recebe a assistência necessária do empregador? Futuramente nós iremos nos reunir com os empresários para que eles entendam a importância da saúde dos trabalhadores”, alerta Miroval.

 O secretário de Saúde de Nova Iguaçu Luiz Antônio Teixeira Júnior destaca a organização do setor de emergência do Hospital Geral de Nova Iguaçu como um passo importante no atendimento de qualidade aos acidentados.  Ele garante que a unidade está preparada para atender os casos com eficiência. “Como ortopedista, já vi uma série de vítimas de acidentes de trabalho, inclusive com amputações. Conseguimos organizar nossa emergência e hoje o Hospital da Posse é o que mais tem capacidade de atender casos como este em toda a Baixada”, afirmou o secretário, que aproveitou para convocar os funcionários da saúde para serem vacinados contra a gripe.

“A pedido do prefeito Nelson Bornier, estamos enfatizando bastante a importância deles serem imunizados. Afinal eles precisam estar bem para cuidar da população”.

Ao final do encontro, foram apresentadas as propostas que beneficiam a saúde dos trabalhadores e foram escolhidos os delegados para a Conferência Macro-regional que será realizada nos dias 21 e 22 de maio, no Rio de Janeiro. Ainda no mês que vem, nos dias 28, 29 e 30, as propostas aprovadas serão discutidas na Conferência Estadual para que, enfim, sejam escolhidas aquelas que serão debatidas na Conferência Nacional que será realizada em novembro.


Nenhum comentário: