Páginas

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

'Respira que é de graça!' faz homenagem ao seu inspirador - Nivaldo



Por: Wandemberg
'Respira que é de graça!' faz homenagem ao seu inspirador - Nivaldo

  Nesse sábado dia 3 de fevereiro de 2017, semana que antecede o 'carnaval', em Miguel Couto - XI Distrito de Nova Iguaçu, o Bloco Carnavalesco 'Respira que é de Graça' fez uma homenagem àquele que o inspirou - Nivaldo Olegário de Jesus, que em maio de 2016 foi morar no Céu, próximo a um outro Jesus. 
  Nivaldo era militante' contumaz do futebol, onde se tornou um dos maiores goleiros da história iguaçuana, todavia, como bom baiano, gostava também de carnaval, momentos em que se esquecia momentaneamente do grupo da bola e integrava, com tarol à 'tiracolo', um bloco carnavalesco, local, qualquer, onde não raro, era um dos idealizadores e organizadores.

Como surgiu o Respira que é de Graça
  Nos anos 60/70/80 no auge de sua atividade futebolística Nivaldo, nas horas vagas, transferia para a molecada que iniciava a pratica do futebol, aprendizado prático de ordem técnica e física, que adquirira nos clubes profissionais pelos quais passara. Ocorria que nosso herói tinha um modo peculiar de ministrar a Educação Física, usando figuras de linguagem ao ditar palavras de ordem, como: "Cheira a Flor" - concitando o aluno a inspirar; "Apaga a Vela", concitando o aluno a expirar; "Respira que é de Graça" desfecho da bateria de exercícios! Daí o bloco receber na 'Pia Batismal' o nome de "Respira que é de Graça!"
  Outro feito notável de Nivaldo, em favor da juventude, foi a criação da - Rua de Lazer -, oportunidade em que a Rua "C"(se não me engano), era fechada ao trânsito, ficando à disposição dos jovens para diversas atividades esportiva e de entretenimento: ping-pong, voley-ball, tênis, futebol, queimada, amarelinha etc... 
 Dia 16 de maio de 2017, Deus chamou Nivaldo para a 'Pátria Espiritual' e nosso herói foi embora deixando um grande legado para a juventude iguaçuana!

O Bloco
  A reunião, antes do bloco sair para contornar Miguel Couto, teve lugar na quadra da Igreja Católica São Pedro, no centro de Miguel Couto, onde a Banda 'Canto Livre' da qual Nilo (irmão de Nivaldo) é destacado integrante (canta e toca guitarra) se apresentou das 15 às 18 horas. Após às 18, o bloco deu uma volta no quarteirão, puxado  por seus interpretes e tendo à frente carro de som seguido entusiasticamente pelos foliões do bairro.

********************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: