Páginas

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CAMPEONATO IGUAÇUANO DE FUTEBOL RETORNA ESTE ANO COM FORÇA TOTAL

CAMPEONATO IGUAÇUANO DE FUTEBOL RETORNA ESTE ANO COM FORÇA TOTAL

 Depois de Cerca de 20 anos em plena decadência, o Futebol Amador de Nova Iguaçu volta a ganhar força total, com o retorno, este ano, aos gramados da cidade, de times tradicionais, a exemplo do Morro Agudo, recordista de títulos; do Aliados, pentacampeão entre 1982 e 1986; do Cabuçu, campeão dos campeões, em 2007, e do Esperança, primeira equipe da região a disputar um campeonato de profissionais.

         A revitalização do futebol amador envolve uma parceria entre a Liga de Desportos de Nova Iguaçu, Prefeitura e a empresa Big Cola. O pontapé será dado nesta quinta-feira (5), às 19h,  com o lançamento, no Ginásio da Vila Olímpica, do Campeonato Iguaçuano de 2013, que já começa no sábado (7), com o jogo entre Linave, tetracampeão da cidade e Cyti Rio, no campo do Miguel Couto.

         A festa contará com a presença do prefeito Nelson Bornier e do secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, além dos jogadores Nunes, campeão mundial interclubes pelo Flamengo, e Guto, quatro vezes artilheiro de futsal defendendo o Vasco da Gama, bem como os principais dirigentes de clubes de futebol da cidade.

         Segundo Adriano Santos, a parceria envolvendo o governo municipal e a iniciativa privada é muito importante para o desenvolvimento do esporte de Nova Iguaçu. Ele lembrou que em muitos bairros, os clubes de futebol são a grande referência na questão do esporte e do lazer.

         “Queremos uma parceria que vá além do futebol. Queremos, no início do ano que vem, promover aulões de ginástica e muito esporte, de forma a oferecer melhor qualidade de vida para os moradores das regiões próximas às sedes dos clubes envolvidos neste projeto”, disse o secretário, anunciando a implantação de núcleos esportivos da Prefeitura com atividades de iniciação esportiva para os jovens.

         À frente, 16 anos, da Liga de Desporto de Nova Iguaçu, o presidente Luiz Paulo Pina atribuiu a decadência do futebol amador da cidade à profissionalização de clubes importantes, como o Miguel Couto, Heliópolis, Volante, Mesquita e Filhos de Iguaçu, que partiram para disputar o campeonato pela Federação Carioca de Futebol.

         “E os que ficaram na cidade, amargaram a falta de apoio da Prefeitura e de patrocínio para montar suas equipes, com a consequente e inevitável crise financeira que assolou os clubes da cidade. Isso tudo atrapalhou”, lamentou o presidente Pina.
        

CAMPEONATO COM DOIS GRUPOS

         O Campeonato Iguaçuano de Futebol será disputado por 14 clubes, em duas chaves (A e B) e jogos nas tardes de sábados e manhãs de domingos, para não confrontar com as partidas do Campeonato Brasileiro.

         Pela Chave A, jogam Aliados, Brasileirinho, Morro Agudo, Cabuçu, Ferroviário, Aymoré e Palmares. Na Chave B, estão as equipes do Linave, Cyti Rio, Esperança, Barros, Unidos do Cobrex, Raça e Horizonte. Os times jogarão entre si. Os quatros melhores classificados passam para a segunda fase.

         A primeira rodada começa no sábado, com o jogo entre Linave e o Cyti Rio, no campo do Miguel Couto. O restante dos jogos acontece no domingo, com as seguintes partidas: Brasileirinho x Morro Agudo; Cabuçu x Ferroviário; Palmares x Aliados; Unidos do Cobrex x Esperança; e Raça x Barros. Aimoré e Horizontes folgam nesta primeira rodada.

Nenhum comentário: