Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CISBAF DEFINE ATENDIMENTO À SAÚDE MENTAL PELO SAMU 192 NA BAIXADA


Por: Claudia Souza
CISBAF DEFINE ATENDIMENTO À SAÚDE MENTAL PELO SAMU 192 NA BAIXADA
Coordenadores municipais que integram a Câmara Técnica de Saúde Mental do Cisbaf realizaram na manhã desta quinta-feira (19), na sede do consórcio, a primeira reunião técnica com o objetivo de definir o protocolo do fluxo de atendimento do Samu 192 em casos de transtornos mentais. A reunião contou ainda com a presença das Apoiadoras da Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde, Mônica Fornazier e Severina de Oliveira.

Inicialmente, o coordenador regional do Samu 192 Baixada Fluminense, Antonio Dieb, apresentou o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na região, falou da sua estrutura e da recente conquista de 37 novas ambulâncias e recursos federais que possibilitaram as obras de adequação e ampliação da Central de Regulação do serviço e a implementação tecnológica moderna. Dieb comentou ainda que a nova Central está em processo de regionalização e qualificação junto ao Ministério da Saúde, o que possibilitará o aumento no repasse de custeio.

Segundo debate entre os presentes, o atendimento à saúde mental pelo Samu encontra alguns desafios, como a dificuldade em classificar a gravidade do caso pelo telefone na ocasião de um chamado pelo familiar, a falta de capacidade técnica das equipes envolvidas em realizar o adequado acolhimento deste paciente, a dificuldade de acesso às unidades de saúde municipais para avaliação/atendimento/internação, dentre outros.

Para resolver a questão, a primeira medida tomada foi a identificação das portas de entrada nos municípios para o acolhimento e primeiro atendimento nestes casos. Ficou definido que os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS acolherão estes pacientes e, em casos específicos, poderão regular novamente, junto ao Samu, o paciente para transferência para um leito psiquiátrico. “A construção do fluxo de atendimento está sendo feito agora por esta câmara técnica. Todos nós, Samu e municípios, precisamos ser parceiros para atender com dignidade este paciente”, explica a assessora técnica do Cisbaf, Márcia Cristina Ribeiro.    

E para atender de forma mais adequada e humanizada, foi proposta também uma capacitação, a ser realizada pela Secretaria de Estado de Saúde, dos profissionais da Central de Regulação do Samu 192 Baixada, dos profissionais que atuam nas ambulâncias do Samu, bem como das equipes que trabalham nas unidades de saúde que receberão estes pacientes.

Na próxima semana, a SES terá uma reunião com os coordenadores municipais de Saúde Mental para avançar ainda mais no tema.



MAIS INFORMAÇÕES:

Claudia Souza - 8604-3604

Assessora de Imprensa CISBAF

Um comentário:

Anônimo disse...

Só resta saber quais profissionais de saúde mental irão atender estas pessoas, pois até agora só foram nomeados oito concursados psicólogos da área da saúde, e olha que tem muita gente, crianças inclusive precisando de atendimento aguradando em filas de espera!!!