Páginas

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Dançarino iguaçuano resgata juventude de idosos




Por: Joana Braga Mineiro
Dançarino iguaçuano resgata juventude de idosos
Samba no pé e sorriso no rosto fazem de Antônio José Silva Gomes o famoso “Antônio Carioca”. O queridinho das vovós e dos vovôs coloca a terceira idade para mexer o esqueleto e resgata a vontade de viver dos idosos. O coreógrafo bem humorado dá aulas de dança de salão, no Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti), no Bairro da Luz. Segundo Carioca, o objetivo é exercitar a memória e o corpo, além de recuperar a auto-estima. Os alunos fazem aulas e se apresentam em eventos do município.
Apaixonada pela dança, Leda Miranda, 72 anos, mostra boa forma durante suas apresentações e dá um show de dança de salão ao lado do professor Antônio Carioca. "O Antônio Carioca fez eu me apaixonar pela dança e a sentir vontade de viver. Meu único filho mora em São Paulo. Então, adotei o Esmuti como minha família e o professor de dança como meu melhor amigo. Solidão não faz mais parte da minha vida", disse.
Exemplo de superação, a aposentada Tereza Freitas, 71, teve um acidente vascular cerebral (AVC) e achou que nunca mais poderia dançar. “O professor Antônio Carioca resgatou esse prazer. Fiquei com muitas seqüelas e, para mim, voltar a dançar seria impossível. O professor e a minha determinação foram fatores fundamentais para que voltasse às pitas da Dança de Salão. Me sinto vitoriosa”, comemorou Tereza.
Dançarino, coreógrafo e ator, Antônio Carioca também é muito conhecido por dar aulas a turistas e fazê-los sambar em curto espaço de tempo. Carioca já participou de clipes de artistas e grupos famosos como Molejo, Só pra Contrariar e Negritude Junior, e coreografou um especial da rede Globo para o programa da Regina Case. O coreógrafo levou, ainda, show de dança para os Estados Unidos. E participou, como ator, do filme O Garrincha.
Antônio Carioca dá aula terça e quinta-feira, de 9 às12h e de 14 às 17h, no Esmuti. O espaço atende cerca de 700 idosos e oferece as seguintes atividades: Pintura em tecido, Crochê e tricô, Toalhas com fitas, Meias de seda, Vagonite, Origami, Coral, Teatro, Violão, Jongo e etiquetas, Alongamento, Ioga, Dança de Salão, Dança Sênior, Tai-chi-chuam, Fisioterapia, Hidroterapia, Atendimento de Enfermagem e Massoterapia. Mais informações: 2668-1604.


Antônio Carioca
Ator, Dançarino e Coreógrafo

Trabalhos
Samba no Pé: Reconhecido por dar aulas a turista e fazê-los sambar em curto espaço de tempo;

Shows: Casas de espetáculo do Rio de Janeiro (Canecão e Escala);

Feira: COSMOPROF em São Paulo;

Clipes de Artistas/Grupos Famosos: Molejo, Só pra Contrariar e Negritude Junior;

Coreografia: Coreografou um especial na rede Globo, para programa da Regina Case;

Levou Show de Dança para os Estados Unidos;

Marquês de Sapucaí

Campeão pela Escola de Samba Vila Isabel/2006 (com coreografia própria) e Comissão de Frente da Escola de Samba Império Serrano/2008;

Comerciais

C&A (TV); Já participou de entrevistas em TV; Supermercados Prezunic (TV)

Filme

O Garrincha (ator);

Trabalhos no Teatro

Escola de Maridos (Mollier) Personagem Arlequim,

Nat King Cole (Paulo Afonso) Personagem Joe

São Francisco de Assis (Ciro Bacelos) Personagem São Benedito

 João e Maria (Gabriel Cortês) Coreógrafo do musical – Personagem Gnomo,

Cabaré Caruso O Musical
Direção Chico Caruso
Morte Work in Progress—Death, uma tragicomédia de Woody Allen tradução Ruy Castro, Direção Antonio Ney Braga.

Nenhum comentário: