Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Nova Iguaçu promove plantio de árvores em Santa Eugênia

Nova Iguaçu promove plantio de árvores em Santa Eugênia

A Secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Semuham) de Nova Iguaçu entrou na luta contra o desmatamento na cidade. Desde o início de setembro, um projeto em parceria com as escolas municipais, passou a ser desenvolvido visando o plantio de espécies no bairro Santa Eugênia.

De acordo com o secretário Giovanni Guidone, a ação teve início em Santa Eugênia em decorrência aos cortes e ao replantio sem sucesso na região, que gerou um inquérito no Ministério Público há cerca de um ano. Outra operação já resultou na reposição de 200 árvores em um trecho de cerca de um quilômetro na Avenida Bernardino de Melo (entre o Fórum antigo e o novo).

Guidone afirma ainda que a Avenida Tancredo Neves não recebeu novas mudas de árvores devido ao projeto de interligação de duas ciclovias, que ligarão as estações de Comendador Soares e Nova Iguaçu, que será executado através de recursos do Governo Federal, pelo PAC Mobilidade. “Estamos em fase de licitação e a previsão é que as obras tenham início em maio de 2014. Nos dois extremos da linha ferroviária, iremos encurtar o muro da Supervia para construção de calçadas mais largas, mais uma faixa de veículos, além da construção de ciclovias. Os trechos das avenidas Bernardino de Melo e Tancredo Neves também serão totalmente arborizados. Se fizermos replantio hoje, mais espécies serão sacrificadas com o início das obras”, explica.

Meio Ambiente em ação com a Educação                     

Técnicos da Superintendência de Áreas Verdes de Nova Iguaçu estão percorrendo as escolas municipais no bairro Santa Eugênia levando folhetos informativos sobre o replantio de espécies compatíveis nas áreas urbanas. O objetivo é que as crianças levem para casa a autorização para o plantio de mudas de médio porte como ipês e pata de vaca, compatíveis com a arborização urbana. As espécies serão instaladas nas calçadas ou no interior das residências.

“Queremos amenizar os impactos ambientais causados na região plantando árvores nas calçadas. Para isso, a participação popular é fundamental. Quando o morador autoriza, fazemos todo o trabalho de plantio e manutenção da espécie. Mas é fundamental que a população adote a planta, já que uma árvore precisa de cerca de 15 anos para se estabelecer”, disse Giovanni Guidone.

O trabalho é gratuito e os interessados podem solicitar o serviço através do telefone 3770-5990 e agendar o atendimento. O objetivo da Semuham é plantar 400 mudas somente em Santa Eugênia. A ação será ampliada nos próximos meses para o Bairro da Luz.

Dia da árvore será celebrado

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, a Prefeitura de Nova Iguaçu realiza nesta segunda (23), no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, uma grande festa ecológica. Através da participação dos alunos da Escola Municipal Dr. Júlio Rabelo Guimarães, haverá um plantio com espécies da Mata Atlântica como sibipiruna, aroeira, ipê roxo e pau formiga. Os alunos participarão ainda de uma palestra sobre a flora e fauna do Parque Municipal, que contará com uma exposição de animais empalhados do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Em seguida, os estudantes farão uma trilha guiada por agentes do parque.

Nenhum comentário: