Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Nova Iguaçu celebra Dia da Árvore e chegada da primavera

 Alunos sendo recepcionados na sede do Parque Municipal
Estudantes na Tenda de Sensações.
Getrudes Nogueira palestrando para os alunos.
Por: ASCOMFotos de Thiago Loureiro
Nova Iguaçu celebra Dia da Árvore e chegada da primavera
A segunda-feira (23) foi especial para um grupo de 35 alunos da Escola Municipal Dr. Júlio Rabelo Guimarães. Estudantes do 5º ao 9º ano passaram a manhã no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, para uma verdadeira festa ecológica. A Secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Semuham) preparou palestras e organizou uma trilha e o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica como sibipiruna, aroeira, ipê roxo e pau formiga.

Os jovens também tiveram a oportunidade de conhecer a “Tenda de Sensações”, com uma exposição de animais da fauna do parque, além de espécies empalhadas, cedidas pelo Museu Nacional. A tenda era composta ainda por som ambiente da natureza, com a água e os pássaros fazendo a trilha sonora dentro do espaço. “Achei muito legal. Nunca tinha visto animais como esses tão de perto. Espero voltar aqui mais vezes. O parque é muito bonito”, disse Victor Emanuel, aluno do 5º ano.

Para a subsecretária da Semuham, Gertrudes Nogueira, o grande objetivo da atividade é promover a educação ambiental. “É fundamental que os jovens aprendam como cuidar da natureza. Muitos deles também não conhecem esse espaço. O parque é uma verdadeira joia e os iguaçuanos precisam ter orgulho e sentimento de pertencimento”, explica. Já a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Dr. Júlio Rabelo Guimarães afirmou que a visita faz parte dos projetos desenvolvidos na unidade. “Estamos trabalhando desde o início do ano com questões de sustentabilidade. Nossos alunos estão reciclando garrafas pet, óleo de cozinha e pilhas. Vir aqui hoje complementou o nosso projeto”, afirma. Maura Machado.

Todos os alunos foram presenteados pela Semuham com uma “ecobag” (sacola ecológica retornável), com sementes, folder explicativo sobre os cuidados com a planta e um delicioso lanche.

Nenhum comentário: