Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MAIS DE 20 MIL PESSOAS PARTICIPARAM DO CHEGA MAIS COMUNIDADE


MAIS DE 20 MIL PESSOAS PARTICIPARAM DO CHEGA MAIS COMUNIDADE

BORNIER CONVERSOU COM MORADORES DURANTE O EVENTO

"PRESSÃO ARTERIAL DE GAROTÃO", DISSE RENATA
A GAROTADA SE DIVERTIU

DENTISTA, SECRETÁRIO DE GOVERNO, THIAGO PORTELA, ORIENTOU A GAROTADA NA ESCOVAÇÃO



FOTOS: CHARLES SOUZA

Prefeitura de Nova Iguaçu reúne mais de 20 mil pessoas no Chega Mais Comunidade

Mais de 20 mil pessoas participaram da segunda edição do Programa Chega Mais Comunidade, realizado no último sábado (28), no bairro Dom Bosco, um dos mais carentes do corredor viário da Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), em Nova Iguaçu. Promovido através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o evento envolve todas as secretarias municipais e oferece vários serviços gratuitos às famílias de baixa renda. Hoje (30) e amanhã (1º), um ônibus da Semas estará no bairro atendendo àqueles que não puderam participar no sábado. O prefeito Nelson Bornier, acompanhado de todo seu secretariado, passou o turno da manhã na ação social conversando com a comunidade e aproveitou para verificar a pressão arterial na barraca da Cruz Vermelha." Treze por nove. Pressão de garotão", disse a voluntária, Renata da Silva Alves, após manipular o aparelho.

Quem passou por lá teve à disposição mais de 40 serviços gratuitos como aferição da pressão arterial e glicose, teste de alergia, preventivos, como mamografia, exames de vista, odontológico e dermatológico, eletrocardiograma, escovação e aplicação de flúor, marcação de exames e consultas, serviços de corte de cabelos e manicure. Pôde ainda, tirar documentos, como Carteira de Identidade, Carteira Profissional, certidões negativas e positivas, parcelar débitos do IPTU e outros tributos municipais, legalizar imóveis e apresentar recurso de multa.Teve atendimento de assistência jurídica, cadastramento no Programa Bolsa Família, do Leite Social, no Minha Casa Minha Vida, Riocard, Banco de Empregos e de Cadeira de Rodas. Foi possível também, obter o Cartão Minha Casa Melhor, da Caixa Econômica Federal fazer empréstimo consignado e usar os serviços da Defesa do Consumidor.

“É o maior show de cidadania da Baixada Fluminense ", disse a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma, sem esconder o sorriso, enquanto a garotada se divertia nas atividades organizadas em parceria entre as Secretarias de Educação, de Cultura e de Esporte e Lazer. A dona de casa, Samanta Gomes, 33, disse que saiu cedo de casa para garantir uma boa colocação na fila. Ela estava com a filha Ana Clara, de apenas nove meses nos braços, aguardando para tirar a primeira via da certidão de nascimento da menina. "Até hoje ela não tem documento, pois meu marido está desempregado e não temos dinheiro para pagar", disse. Jaqueline dos Santos também aguardava na fila para garantir a emissão da carteira de identidade para os dois filhos menores. O secretário municipal de Governo, Thiago Portela, que também é dentista, aproveitou para ensinar escovação dentária às crianças que aguardavam pela aplicação de fluor. "O Chega Mais Comunidade é um resgate da cidadania. Isso mexe muito comigo. Vi crianças escovando os dentes pela primeira vez", destacou.

MUITAS OBRAS

À tarde Bornier, em companhia da secretária municipal de Obras, Carla Neves, foi ao bairro Todos os Santos anunciar para os moradores o início das obras de saneamento, drenagem e pavimentação para esta terça-feira (1º). As obras do Programa Bairro Novo fazem parte de uma parceria com o Governo do Estado, que visa melhorar 375 ruas de 24 bairros da cidade. "Podem ir se preparando, pois terça-feira, as máquinas estarão nas ruas", disse Bornier empolgado, avisando que o vice-governador Pezão, estará no bairro, acompanhando as obras no próximo sábado (5).

Em seguida, o prefeito foi até o Conjunto Elmo Braga, no bairro Lagoinha, para dar a boa notícia: mais de quatro quilômetros de obras de saneamento, drenagem e pavimentação. Zilma Cardoso Gimezes, largou a mão do marido, Luiz Gimezes e correu para abraçar o prefeito. "Vim aqui só para abraçá-lo. O senhor prometeu junto com o Pezão e está cumprindo. Muito obrigada, pois são muitos anos de luta", garantiu. "Sempre tive essa esperança", afirmou o aposentado Manoel Batista de Barcelos, que fez questão de percorrer a Rua Seis, ao lado do prefeito para avisar aos vizinhos: "a obra começa dia primeiro ! ".

Nenhum comentário: