Páginas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Prefeitura proíbe fluxo de veículos de cargas no viaduto da Barros Junior



Por: ASCOM/Fotos de Thiago Loureiro
         
A Prefeitura de Nova Iguaçu ampliou, ainda mais, as restrições do transporte de veículos de cargas na região central da cidade, que já vem acontecendo desde o mês passado, em horários pico. A medida, agora, se estende também ao viaduto da rua Dr. Barros Junior, que liga os bairros Metrópolis e Esplanada, sobre a Via Dutra, a poucos metros do Instituto de Educação Santo Antônio (Iesa), também conhecido como Colégio das Irmãs.

De acordo com a Portaria nº 065, do secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade, Rubens Borborema, e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (3), a proibição de circulação de veículos de carga no viaduto da rua Barros Junior é nos dois sentidos, em tempo integral, e não apenas em horários de pico. O motorista afetado pela medida, terá como alternativas os viadutos do Posto 13 e da Posse.

Desde o dia 23, o transporte de cargas não pode circular, das 7h às 10h e das 17h às 20h, na avenida Governador Roberto Silveira, Via Light e ruas Professor Paris, Oscar Soares (antiga Plínio Casado), Antônio Rabelo Guimarães, Coronel Francisco Soares, Frutuoso Rangel, Dr. Athaide Pimenta de Morais e Iracema Soares Pereira Junqueira.

A determinação, que envolve caminhões, carretas, caminhonetes ou qualquer outro tipo de utilitário para transporte de carga, faz parte de uma série de medidas rigorosas, tomadas pelo prefeito Nelson Bornier e já amplamente anunciadas à opinião pública, com o objetivo de desatar o nó cego do trânsito no Centro da cidade.

Borborema disse que o objetivo da medida é reduzir o grande fluxo de veículos, sobretudo de carga, que acaba engarrafando o viaduto da Barros Junior nos horários de pico. Um caminhão que enguiçou sobre viaduto, nesta segunda-feira, (2) provocou grande congestionamento, sobretudo nas vias de acesso, obrigando o trânsito a fluir em apenas uma pista, no sistema de siga e pare.

O secretário lembrou ainda que o viaduto da Barros Junior é elo de ligação do Centro de Nova Iguaçu com diversos bairros da periferia, a exemplo da Esplanada, Rancho Novo, Viga, Miguel Couto, Vila Operária, Cruzeiro do Sul, Jardim Tropical e Andrade Araújo, entre outras regiões.

Segundo Borborema os transtornos atingem também artérias importantes, a exemplo da Estrada de Iguaçu, com reflexos nos acessos à rodovia Presidente Dutra. Ele anunciou que, além de operações diárias, com apoio dos agentes de trânsito, o viaduto vai ganhar nova sinalização e campanha educativa.

Em meados de abril, Nelson Bornier levou o vice-governador e coordenador executivo dos projetos e obras de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, para conhecer de perto o transtorno enfrentado pelos motoristas naquele viaduto. “Aqui, o trânsito dá um nó, pela manhã e à tarde; fica tudo parado”, queixou-se, o prefeito. Pezão, que deve assumir o governo do Estado no início do ano, prometeu fazer a duplicação do viaduto

Para Borborema, o aumento recente do número de veículos nas vias do município vem provocando congestionamentos, impondo à população gastos adicionais consideráveis no tempo de deslocamento.

As restrições no viaduto da Barros Junior não se aplicam aos veículos de socorro e emergência, de transporte de valores ou destinados a transporte de mudança residencial. Ainda de acordo com o secretário, kombis. Vans ou camionetes de qualquer tipo que burlarem a portaria, substituindo caminhões no transporte de mercadorias e cargas, serão apreendidos e levados ao depósito municipal. Os motoristas infratores também terão o registro cassado, caso seja permissionário. 




Nenhum comentário: