Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Técnicos da Prefeitura de Fortaleza desembarcam no Rio para conhecer Refis do IPTU de Nova Iguaçu



        Técnicos da Prefeitura de Fortaleza desembarcam no Rio para conhecer Refis do IPTU de Nova Iguaçu
         O sucesso Programa Municipal de Recuperação Fiscal, o Refis de Nova Iguaçu, lançado em maio pelo Governo Nelson Bornier, e que já renegociou até agora cerca de R$ 60 milhões em dívidas do IPTU e outros tributos municipais, poderá ser adotado também pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra.

          Técnicos da prefeitura da capital cearense desembarcaram no Rio, na manhã desta quarta-feira (25) e passaram o dia trocando informações com o secretário de Economia e Finanças de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Mayhé.                                                                                                                 

         O coordenador do Tesouro Municipal, Fernando José da Silveira Marinho, e o Assessor Especial de Projetos de Captação de Recursos da Prefeitura de Fortaleza, Francisco Assunção e Silva, classificaram a “visita técnica” como “bastante produtiva”.  

         “Foi uma troca positiva de experiências sobre a estrutura operacional do Refis, que poderemos levar para aplicá-las lá no Nordeste. Acredito que estamos, todos, no mesmo barco. Até porque, os problemas que a gente enfrenta no setor público são muito parecidos, seja na pequena, na média ou na grande cidade”, explicou.

         Para o auxiliar do prefeito Roberto Claudio Bezerra, não só Nova Iguaçu e Fortaleza, que tem 2 milhões de habitante e um cadastro de 1,1 milhão de contribuintes, como também a grande maioria dos municípios brasileiros carecem de um cadastro de contribuinte bem elaborado e atualizado.

         “Eventuais erros de metragem, duplicidade ou até mesmo triplicidade de carnês do IPTU para um mesmo imóvel, são problemas comuns a todas as prefeituras do País e que precisam ser corrigidos de forma a que possamos promover ações corretas e justas na cobraça dos tributos municipais”, disse, elogiando a postura do Governo Bornier, que, segundo frisou, está agindo com visão empresarial.

“A gente, hoje, já consegue ver no setor público muitas ideias e práticas que o setor privado vem adotando há bastante tempo com sucesso”, observou.

Para Francisco Assunção, a iniciativa da prefeitura de Nova Iguaçu se constituiu numa operação de grande sucesso, ainda não pulverizada nas demais cidades brasileiras.

“A gente encontrou aqui em Nova Iguaçu um modelo de negócio que chama a atenção e serve como proposta de cooperação técnica, o que deve acontecer entre os municípios, no sentido de a gente poder ampliar e melhorar as práticas de gestão de governo nos municípios brasileiros”, avaliou.

         Para o secretário Mayhé, além de gratificante, o interesse demonstrando pelos representantes da comitiva da Prefeitura de Fortaleza mostra que o Governo Bornier está no caminho certo. “A gente fica feliz em saber que o trabalho realizado está sendo visto positivamente por outras cidades, a exemplo de Fortaleza”, disse o secretário, na despedida dos colegas nordestino.

Nenhum comentário: