Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Hospital Geral de Nova Iguaçu lança projeto de reciclagem e sustentabilidade


Por: Fernanda RodriguesFotos: Everton Barsan

 Hospital Geral de Nova Iguaçu lança projeto de reciclagem e sustentabilidade
Buscar a sustentabilidade inserindo a coleta seletiva e a reciclagem dentro do ambiente hospitalar. Essa é a proposta do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), que lançou a campanha de educação ambiental para pacientes, familiares e funcionários da unidade. O pontapé inicial foi dado com o projeto Reciclarte, que está levando às crianças internadas na pediatria diversas atividades culturais a partir de materiais recicláveis produzidos com resíduos comuns recolhidos no próprio hospital, como papel, garrafas de plástico, papelão, entre outros. Um total de 16 crianças que estavam na enfermaria pediátrica participaram na quarta-feira (18/09) de oficinas de reciclagem com confecção de brinquedos pedagógicos, bem como assistiram a apresentações de música e teatro com a participação do grupo Alegria e do Dr. Ambiente, médicos e enfermeiros parceiros do HGNI.

O objetivo da campanha é transformar o HGNI no primeiro hospital público da Baixada a ganhar o selo “Hospital Verde”, concedido pela organização não governamental Hospitais Saudáveis. O selo é um certificado dado às unidades de saúde brasileiras que cumprem as metas internacionais de sustentabilidade, como por exemplo, o fim do uso do mercúrio, redução no consumo de energia, água, papel e plástico por meio da coleta seletiva, entre outras ações. O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) é o único hospital público do Estado do Rio que conseguiu receber o selo.

“A saúde está sendo humanizada e o paciente, tratado com mais dignidade. Ainda há muito para ser feito em Nova Iguaçu, mas já conseguimos avançar. A reforma da Nova Emergência do HGNI e a reabertura do ambulatório da unidade, que antes estava desativado, são exemplos de que saúde iguaçuana está mudando. O HGNI era um hospital abandonado, sem recurso até mesmo para compra de medicamentos. Uma das prioridades do prefeito Nelson Bornier na saúde é reestruturar o Hospital da Posse. As  parcerias estão sendo fundamentais para implementamos diversas ações, não só na estrutura como também no gerenciamento de pessoas. Projetos como esse ajudam a dar ao paciente um hospital com mais qualidade”, afirma o secretário de saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

A próxima atividade do Reciclarte será feita em outubro, durante a Semana da Criança HGNI, em comemoração ao Dia da Criança (12/10). O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu por meio do setor de enfermagem e de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Serviços de Saúde do HGNI.  

 “Iniciamos a campanha na pediatria com a ideia de levar um pouco de alegria às crianças que estão internas, através da música, teatro e brincadeiras. A meta é ampliar até o final do ano para outros setores do hospital. É uma forma de tirar um pouco a tensão dos pacientes e dos familiares e também incentivar a educação ambiental para que ao saírem do hospital eles possam também incentivar a reciclagem na comunidade em que vivem”, afirma a enfermeira Solange Nascimento.  


Fernanda Rodrigues 
Assessoria de Imprensa
HGNI 

Nenhum comentário: