Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Dia D de Prevenção à Osteoporose é realizado em Nova Iguaçu


Por: Fernanda Rodrigues 
Dia D de Prevenção à Osteoporose é realizado em Nova Iguaçu
  Com objetivo de prevenir e tratar a osteoporose – doença que provoca a perda da massa óssea – a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu, através de sua rede de atenção especializada, implementou o Dia D de Prevenção à Osteoporose. O projeto é itinerante e percorre diversos bairros do município realizando gratuitamente, uma vez por mês, exames de ultrassonometria do calcâneo, além de oferecer eletrocardiograma e consulta com médico ortopedista. 
  A segunda edição do projeto aconteceu nesta terça-feira (20/10), na Policlínica Dom Walmor, no Centro. Cerca de 120 pessoas foram atendidas. Todas passaram por avaliações e receberam o laudo dos exames na hora.  
 “A osteoporose é uma doença que pode provocar fraturas e deve ser evitada com ações saudáveis, tanto na alimentação, com cálcio e vitamina D, quanto na atividade física praticada regulamente. Quando já detectada, é tratada com medicação. Nova Iguaçu investe na prevenção. Prevenir é cuidar da saúde antes que a doença chegue”, alerta o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Emerson Trindade.
 Segundo o médico ortopedista, Renato Corredeira, responsável pelos atendimentos do projeto, a ultrassonometria do calcâneo é um exame essencial que detecta em poucos segundos o grau de avanço da doença, confirmada através de um gráfico que mede a densidade óssea. Se a pontuação for igual ou superior a - 1.0, não há motivos para preocupação. A partir deste número até - 2.5, o exame aponta osteoponia, o que significa que já existe uma diminuição da massa óssea. A osteoporose é caracterizada quando o resultado é inferior a - 2.5, os ossos ficam muito porosos e o paciente fica mais suscetível a ter fraturas.
  Para a aposentada Maria da Glória Almeida Andrades, de 79 anos, o exame foi realizado na hora certa. “Mostrou que estou com osteopenia. Já sai daqui com a receita para comprar os remédios e iniciar o quanto antes o tratamento”, afirma.
 A próxima unidade a receber o Dia D de Prevenção à Osteoporose será o Centro de Saúde Vasco Barcelos, no mês de outubro. As inscrições podem ser feitas na recepção da unidade, localizada na Bernardino de Mello, 1.825, Centro de Nova Iguaçu. É preciso levar documento de identidade, pedido médico indicando a realização do exame e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Nenhum comentário: