Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Hoje, sábado (24) é o Dia “D” de Multivacinação em Nova Iguaçu

Por: Fernanda Rodrigues
Sábado (24) é o Dia “D” de Multivacinação em Nova Iguaçu
 Campanha começou no dia 19 e segue até 30/09. Meta é atualizar a caderneta de vacinação de crianças de 0 a 5 anos e adolescente 9 até 15 anos incompletos.
 Mais de mil cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes já foram atualizadas em Nova Iguaçu durante a primeira semana da Campanha Nacional de Multivacinação – que começou no dia 19 e segue até 30 de setembro –. Para incentivar ainda mais os pais e responsáveis a procurarem os postos de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde participará, amanhã (24), do Dia “D” de Multivacinação. Serão mais de 60 pontos de vacinação espalhados pelo município. Todas as unidades básicas de saúde e Clínicas da Família estarão mobilizadas, das 8h às 17h.   
                A imunização é voltada para crianças com idade de 0 até 5 anos e adolescentes, entre 9 a 15 anos incompletos. Todas as vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no calendário de vacinação estarão disponíveis, entre elas: Hepatite A, VIP, Meningocócica C, Rotavírus, HPV (indicada para meninas na prevenção a quatro tipos de HPV e câncer de colo do útero), Pneumo 10, Tetraviral, Varicela, Tetravalente, Tripleviral e VOP (poliomelite). Nesta última, devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos que ainda não tenham completado as doses recomendadas - três da vacina injetável e mais duas doses de reforço via (gotinha).
 “Imunizar é contribuir para redução de incidências das doenças imunopreveníveis. É importante manter a caderneta atualizada. Nova Iguaçu investe em prevenção com campanhas incentivadoras, disponibilizando salas de vacinação com a grade completa das vacinas”, garante o secretário municipal de Saúde, Emerson Trindade.  
 Com três filhos, a dona-de-casa Paula Araújo, não descuidou e logo na primeira semana de campanha já atualizou a caderneta da mais velha, de 13 anos.
 “A dos menores já estava atualizada, mas convencer adolescente a tomar vacina não é fácil. Para milha filha mais velha faltava a de HPV. Aproveitei a campanha para explicar sobre os riscos da doença. Fiquei aliviada em conseguir atualizar a caderneta de vacinação dos três”, garante.
 As unidades de Saúde de Nova Iguaçu funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A lista completa com o endereço dos postos de vacinação estão no site www.saudeiguacu.com.br.

Nenhum comentário: