Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Nova Iguaçu ganha primeira Superclínica da Família





Por: Fernanda Rodrigues/Fotos: Marcelle Abreu 

Nova Iguaçu ganha primeira Superclínica da Família
   Nova Iguaçu ganhou mais um reforço em sua rede de atenção básica em Saúde. A primeira Superclínica da Família, com atendimento especializado, foi inaugurada no último sábado (17/09), em Morro Agudo, pelo secretário Estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, que foi secretário em Nova Iguaçu até 2015 e responsável pela implementação do programa Nova Saúde Iguaçu e pelo secretário municipal de Saúde, Emerson Trindade.
 Nos dois primeiros dias de funcionamento, a unidade, que leva o nome de Superclínica da Família Dacyr Soares, registrou cerca de 250 atendimentos. Além das consultas já disponíveis nas Clínicas da Família inauguradas pela Secretaria Municipal de Saúde, como clínico geral, dentista, ginecologia, pediatria e pré-natal pelo Programa Cegonha Iguaçuana, esta conta ainda com atendimento em ortopedia, cardiologia e fisioterapia.
 “As superclínicas reforçam a rede de atenção básica com atendimento especializado concentrado em um único local e perto da casa das pessoas. É o cuidado preventivo ao paciente antes que a doença chegue. A proposta é ampliar a parceria com o município para que outras superclínicas como esta sejam criadas”, disse o secretário Estadual de Saúde. 
 Construída em terreno mais perto ao centro comercial do bairro, a nova unidade conta com seis consultórios amplos, ambiente climatizado e acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Os moradores de Morro Agudo – que antes eram atendidos em um prédio que apresentava problemas de infraestrutura – poderão ainda ter acompanhamento para tratamento da diabetes, hipertensão, puericultura, pesagem, planejamento familiar, realização de preventivo, coleta de exames laboratoriais, entre outros serviços.
 “Nova Iguaçu vive um momento de avanço na saúde. Foram 32 Clínicas da Família já entregues para população, sendo 4 delas com emergência 24h e uma Upa em Comendador Soares. Não estamos só ampliando a rede em sua estrutura física, estamos dando qualidade de vida, segurança assistencial e humanização no atendimento focando também nos bairros mais distantes”, garante Emerson Trindade. 
 O diretor do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), Joé Sestello, também esteve na inauguração e ressaltou a importância das especialidades para população. Segundo ele, uma rede de atenção básica estruturada, diminui a incidência de doenças e suas complicações, além de dar retaguarda as unidades hospitalares com casos que podem ser tratados pela rede de atenção básica. 
 Moradora do bairro há mais de 30 anos, a aposentada Aparecida Gouvêa, de 59 anos, aprovou a nova clínica. “Sempre fomos bem atendidos na outra unidade, mas lá era apertado e fazia muito calor. Agora ganhamos um posto muito bonito e confortável. Já não preciso ir a vários lugares para meu acompanhamento com clínico e cardiologista. Agora farei tudo aqui, quase ao lado da minha casa”, comemora.
 A Superclínica da Família Dacyr Soares - Morro Agudo, fica na rua Ailton Silva, nº 42, no bairro Comendador Soares e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com consultas pré-agendadas.

Nenhum comentário: