Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Projeto Reflorestamento Tinguá

Por : Hélder Ferreira

SEJA UM VOLUNTÁRIO!! Curta a página www.facebook.com/RedeSustentavel

O projeto reflorestamento Tinguá é uma ação sócio-ambiental dos usuários das redes sociais, onde a cada 10.000 fãs na página... do Facebook serão plantadas 10.000 mudas de árvores nativas, em áreas degradadas no entorno da Reserva do Tinguá, Serra de Madureira e APAs da Baixada Fluminense. Ou seja, a cada fã uma árvore. Plante Uma árvore com apenas um click !

O projeto fundamenta-se em um conjunto de ações, e uma delas é a sua divulgação na web para conquistar fãs, permitindo com isso a sua independência apartidária.

O Projeto Tinguá adotará ações educacionais e de esclarecimento ambiental no entorno dos locais, onde serão efetuados o plantio das mudas, evitando com isso possíveis atos de vandalismo e ou destruição por meio de incêndios. Para isso será divulgado material impresso nas escolas, associações de moradores e comunidades.
O Projeto Tinguá fomentará nas proximidades dos locais de reflorestamento, postos de coleta de óleo vegetal saturado, para serem reciclados e vendidos para empresas de cosméticos, e com os recursos obtidos financiaremos a manutenção do plantio e compra de novas mudas. Também irá auxiliar famílias carentes, na troca de sua colaboração na manutenção de uma determinada área do reflorestamento.
O Projeto Tinguá será gerenciado on line por 10% dos fãs, através dos sites personalizados com acesso ás informações financeiras e procedimentos, evitando desvios de recursos e seu uso inapropriado.

Como nasceu a idéia ?
A idéia do projeto surgiu de uma simples observação, para cada 100 links divulgados nas redes sociais, 90 deles são fúteis e não agrega valores a quem divulga, somente para os divulgados e é claro aos donos das redes sociais e empresas de publicidade.
Então surgiu a ideia de utilizar os recursos de comunicação na web, para conscientizar o maior numero possível de usuários das redes sociais. É obvio que nunca conseguiremos recuperar o que já foi destruído e o que ainda destruiremos.. E o mais importante, é uma motivação em utilizar o nosso tempo na web com algo que contribua com o bem coletivo.
Quem participa e quem pode ajudar?
A participação é livre a todos os usuários das redes sociais. Sendo necessário apenas curtir a página do projeto, compartilhar os links, sites associados e site colaboradores na divulgação do projeto, simples e fácil.
Conclusão
Há exatamente um ano comecei o Projeto Tinguá. Exaustivamente me dediquei, e contei sempre com a ajuda de colaboradores na divulgação do projeto na web. Com recursos próprios iremos cultivar as primeiras 10.000 mudas. Continuarei a buscar meios para que os usuários das redes sociais sejam fãs, respeitando sua liberdade e suas convicções. O projeto não se personaliza em indivíduos, e sim em uma ideia coletiva sócio-ambiental. Em fim gostaria de convidar você para ser um de nós, e em um futuro não muito distante, olharemos para trás e veremos o quanto foi significante nossa pequena ação. Seja plantando árvores ou simplesmente conscientizando as pessoas . Seja o seu melhor ! Seja voluntário!!! ” O pior erro é não fazer nada, só porque podia fazer pouco!!!

Nenhum comentário: