Páginas

terça-feira, 5 de setembro de 2017

CISBAF INICIA CURSO GRATUITO DE ELETROCARDIOGRAMA

Doutora Sonia Zimbaro mostra como fazer...
Por: Claudia Souza
CISBAF INICIA CURSO GRATUITO DE ELETROCARDIOGRAMA
Médicos e enfermeiros da Atenção Básica são os beneficiados
Médicos e enfermeiros da Baixada
  O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense – Cisbaf, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP/Telessaúde/Cisbaf), realizou nesta segunda-feira (04) a segunda aula do curso gratuito de eletrocardiograma para médicos e enfermeiros que trabalham na Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos municípios da região. O principal objetivo do curso é qualificar os profissionais sobre a análise correta do exame, capaz de identificar problemas que podem ser tratados e acompanhados pelas equipes da ESF, sem a necessidade de encaminhamento ao especialista, gerando maior agilidade e resolutividade ao atendimento e redução na fila de espera pela consulta com o médico especializado.
– Esse conhecimento é estratégico e imprescindível para os profissionais da Atenção Básica. O eletrocardiograma é um dos exames mais solicitados na rede pública de saúde. Apesar de simples, é um procedimento que possibilita verificar alterações no funcionamento do coração. E, nas consultas com a enfermagem e com o clínico geral muitas patologias não relacionadas às doenças cardiovasculares podem ser identificadas, tais como: taquicardia em caso de febres, viroses, dores, problemas na tireoide, dentre outros – avalia a coordenadora do NEP/Telessaúde/Cisbaf, Dra. Sonia Zimbaro.
A cardiologista mostra a posição correta
 Segundo Zimbaro que é cardiologista, com o exame na mão e uma boa anamnese (coleta de informações sobre os hábitos do paciente) a equipe pode afastar questões efetivamente graves que demandem o direcionamento ao especialista. Isso evita a sobrecarga na rede especializada e maior gasto público.
  O médico George Bonnet Filho, da Clínica da Família da Prata, em Nova Iguaçu, concorda com a coordenadora. “O curso é de vital importância para não afogar o especialista, como também para aumentar a resolutividade no atendimento na Atenção Básica. Com o eletro é possível liberar um risco cirúrgico, fazer uma medicação e até mesmo fechar um diagnóstico simples. Analisando o eletro, o médico da AB pode descartar algumas patologias mais graves. Por isso a reciclagem promovida pelo Cisbaf é tão importante. Estou a três anos trabalhando em Nova Iguaçu e já participei de outros cursos do consórcio. Mesmo que a gente saiba os conceitos, faz a diferença rever e atualizar informações e protocolos para um melhor atendimento à população”, declara Bonnet.
  Já a enfermeira Jaciara Silva, da Clínica da Família Olinda II, em Nilópolis, afirma que está tendo a oportunidade de ver coisas novas e elogia a metodologia de ensino do curso. “Estou gostando muito porque a linguagem é de fácil entendimento e o uso do boneco simulador ajuda bastante no aprendizado. Estou tendo a chance, inclusive, de ver novamente algumas informações sobre anatomia, dentre outras”, destaca.
  No ponto de vista da enfermeira Fabiana de Accioly, do Núcleo de Educação Permanente de São João de Meriti, o curso vai além. Ela comenta que a maior parte dos profissionais desconhece a relevância do eletrocardiograma na detecção de patologias e que o curso está sendo uma excelente oportunidade de aprendizagem. “Sabendo interpretar o exame e trabalhar em parceria, será possível agilizar e qualificar a assistência na porta de entrada da rede pública de saúde. A integração entre médico e enfermeiro é fundamental na ESF, e ver esse auditório cheio me deixa muito feliz. Quem ganha é o profissional, o município e, principalmente, o usuário do sistema.”

********************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: