Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Bornier se reúne com padres para discutir festa do padroeiro da cidade




































ASCOM Fotos de Thiago Loureiro

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, se reuniu na manhã desta quarta-feira (17/04), com representantes da igreja católica para discutir a organização da festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, comemorado no dia 13 de junho. Participaram do encontro o secretário de Governo, Thiago Portela, além dos padres Marcos Barbosa Guimarães e Dimas Edilson dos Santos, responsáveis pelas duas paróquias de Santo Antônio na cidade, localizadas nos bairros do Centro e Prata.
Bornier propôs aos líderes religiosos que os festejos deixem de ser realizados nas ruas do Centro cidade, visando minimizar os transtornos com o trânsito, que acontecem com a interdição das vias. “Não queremos que a festa perca suas características religiosas. Mas esse tipo de evento precisa de uma adequação para que a população não sofra com grandes engarrafamentos”, avaliou o prefeito, que sugeriu que as comemorações fossem transferidas para o Aeroclube.
Para o padre Marcos Barbosa Guimarães, tirar o evento do Centro da cidade esse ano, poderia confundir alguns fiéis e ocasionar a perda de público. “Concordo que precisamos pensar em alternativas que não prejudiquem os munícipes. Mas faltam poucos meses para a festa e tenho receio que o tempo seja curto para uma mudança tão grande. A festa do padroeiro é muito tradicional, além de ter um grande sentido religioso. As pessoas vão até a igreja para pagar suas promessas. É um período do crescimento da fé”, afirmou o padre da catedral de Nova Iguaçu.
Durante o encontro foi definido que as comemorações para o padroeiro em 2013 serão entre os dias 8 e 13 de junho, e continuam na Avenida Marechal Floriano, no Centro, e no pátio da paróquia, na Prata. Um próximo encontro foi marcado para o dia 30 de abril com representantes das secretarias de Governo, Trânsito e Defesa Civil, onde irão definir a programação para a semana de festa.

Um comentário:

DNonato disse...

A festa foi decidida para uma data e com a finalidade de adequar-se a situação do município uma Festa de 151 anos foi colocada em segundo Plano como uma estrutura que ficou devendo e muito a Tradicional FESTA DE SÃO JORGE. Destaco a alteração das data da festa com finalidade de atender uma solicitação da secretaria do Goveno