Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Notícias sobre o Grafeno









Repórter: Sérgio Ramoz
Essa é uma notícia que esperava a alguns bons.. 25 anos.
 No início da faculdade, ouvi falar de um material flexível, resistente ao fogo, radiação, perfurações... e que se regenerava. Era excelente condutor de energia e capaz de armazená-la também.
 Este pedaço de tecido, foi encontrado próximo a um UFO caído "Deus sabe onde" ! e fazia parte do que parecia ser a vestimenta do astronauta - como um invólucro, uma sobre pele.
 E como tudo que parece verdade, foi ocultado, "desmascarado" e passou por invenção de sensacionalistas para vender notícia - o Governo de nossa Matriz, FBI, CIA, NASA e etc... esconderam direitinho.
 Até que dois lunáticos "descobriram" um novo material, com símbolo "Ga", considerado uma cristalização do carbono, é o ÚNICO material BI-DIMENSIONAL que se tem notícia, e o mais leve, flexível, condutivo, e mais resistente que o aço várias vezes.
 Trata-se do Grafeno, e envio-lhe alguns atalhos para que possa ver no Youtube, e depois comentamos.
 O triste é que, assim como outras invenções, só irá acontecer quando burlarem a indústria.
 Explico - é como a boa intenção de nosso Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Será que vai agradar a quem toma conta do tráfego? Empresários de transporte? Donos de empreiteiras? Pois é... A evolução tecnológica caminhando a passos largos, enquanto a evolução moral está tetraplégica.
 Hoje, cogita-se o uso no campo da eletrônica, comunicações, celulares, e outros produtos de grande apelo popular.
 Mas o lance é o seguinte... é tão fino, que apenas uma grama de grafeno pode produzir um filme ultra resistente, que pode cobrir vários campos de futebol - e aplicações deste material na área da saúde são incomensuráveis - até por ser um material ORGANICO, exatamente CARBONO, o que mais há nesse mundo poluído ( pode-se obter o grafeno através de uma reação física com um gás rico em carbono, como o metano por exemplo, o mesmo que extraímos do lixo !
 Esticaram um filme desses, fizeram um filtro...e ele é capaz de filtrar água do mar, dessalinizando com um custo baixíssimo, além de ser mais duradouro que qualquer outro filtro (carbono não enferruja ou desgasta, além de se recompor exatamente das moléculas filtradas, ordenadamente)
 Em outra pesquisa, carregaram eletricamente uma pequena película, do tamanho de uma moeda, por 2 segundos, e ela foi capaz de manter aceso um LED por 5 MINUTOS.
 Este é o material mais leve e mais resistente que já se teve notícia, e produziram flocos para jogar ao mar, em caso de derramamento de óleo, onde se mostrou capaz de absorver 3000 vezes o seu volume, muito acima da melhor possibilidade.
 Só vou começar a desconfiar que não passa de um sonho, e deram um prêmio Nobel a dois idiotas quando vierem notícias e vídeos do tipo - passei uma folha de grafeno na careca e os cabelos voltaram... ou quando começarem a temperar feijão com isso.
 Mas já se estuda a possibilidade da confecção de ossos para transplantes complexos, como discos de coluna vertebral ( o material além de leve e mais resistente que o aço, é flexível)

Nenhum comentário: