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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A FERROVIA DAS ÁGUAS

Extraída do livro:  "Deus nos livre da política de Iguassú" e outros artigos  - Ney Alberto (livro editado para que não faltassem matérias na coluna do escritor, no jornal Folha do Iguassú
A FERROVIA DAS ÁGUAS
 O abastecimento d'água à crescente Cidade do Rio de Janeiro era precário. Engenheiros indicavam os mananciais do Maciço do Tinguá - embora distante - como os mais volumosos e saudáveis. Para transportar materiais de  construção, para as represas, e os tubulões (para os aquedutos) foi implantada a Estrada de Ferro Rio do Ouro. Começava no Caju e chegou a ter três ramais: São Pedro (Jaceruba), Tinguá e Xerém.
 Em 1876 teve início a sua construção, ocupando, em muitos trechos, o leito da "Estrada da Polícia". Foi concluída em 1883. Inicialmente seus vagões só transportavam funcionários da ferrovia e do abastecimento, e equipamentos de conservações. À partir de 1886 foi adaptada para o transporte de cargas e passageiros.
 Em 1896 contava as seguintes estações e paradas: Caju, Rua Bela, Benfica, São Francisco Xavier, Praia Pequena, Liberdade, Botafogo, Engenho do Mato, Vicente Carvalho, Irajá, Colégio, Areal, Pavuna, Coqueiros, Belfort Roxo, Itaipu, Retiro (hoje, Miguel Couto), Figueira, José Bulhões (hoje, Vila de Cava), Cachoeira, Rio D"Ouro, Represas. Em 1932, no Ramal de São Pedro: Santo Antonio, Saudade e São Pedro (Jaceruba). No Ramal do Tinguá(a partir de Cava): São Bernardino, Iguassú, Tinguá. No ramal de Xerém(a partir de Belfort Roxo): Aurora, Baby,  Ponta do Iguassú, K43, João Pinto, Galrão, Xerém e Registro.
 Sob a alegação de que 'não dava lucro', foi desativada, na década dos anos 60, provocando a decadência de muitas comunidades.
 Em 1989, o Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (INEPAC) Tombou (registro destinado à preservação), as seguintes Estações: Cava, Rio do Ouro, São Pedro(Jaceruba) e Tinguá. Nesta, a inscrição: 1917 50 K280, altitude 34m32.
 Perdemos nossa água e potencialidades turísticas.
Ganhamos a floresta.


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