Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

DE PERTO DO BARCO PARA PERTO DO TREM

Extraído do livro : "Deus nos livre da política de Iguassú" e outros artigos 
 De: Ney Alberto
DE PERTO DO BARCO PARA PERTO DO TREM
 Com a inauguração da Estrada de Ferro de Dom Pedro Segundo a Vila de Iguassú experimentou, a partir de março de 1858, significativa decadência, porque as mercadorias, vindas de "serra-acima", deixaram de buscar o Porto de Iguassú. À partir de 1886, a Vila, graças aos trens do Ramal do Tinguá, deram-lhe alguma esperança de progresso.
  Vinte anos depois de (1858), a Vila de Iguassú apresentava razoáveis condições de permanência, Mas...Maxambomba, na Freguesia de Santo Antonio de Jacutinga, contando com importante via férrea, se apresentava como um lugar ideal para receber a "Capital" do Município de Iguassú. Maxambomba era , então(1878), um Arraial pouco habitado. Contava , apenas, com a Igreja -Matriz da Freguesia de Jacutinga.
 Proprietários Maxambombenses - contou-me Edgar Mello - tudo faziam na tentativa de atrair, para Maxambomba, a Sede Municipal.
 Em 1891 (1º de maio), Maxambomba foi elevada à categoria de Vila e, neste instante, determinando a mudança da Sede(do (do Município) para este lugar, às margens da ferrovia. No mesmo ano, a Vila  de Maxambomba foi promovida à Cidade(19 de junho de 1891). 
 Desnecessário comentar a respeito do descontentamento demonstrado pelos iguassuenses, interessados no progresso de Iguassú. Edgar Mello, ouvindo tradições familiares, dizia ter sido um "ignominioso crime" (referindo-se à transferência e a extinção da Vila). Os Souza e Mello, principalmente, ficaram revoltados. Chegando até a conflitos familiares, porque os descendentes do Comendador soares tinham interesse na transferência da "capital", já que possuiam várias propriedades em Morro Agudo.
 No dia 20 de junho de 1891, com a presença do governador Portella, foi, solenemente, instalada a Câmara Municipal em Maxambomba.
E... no lugar da extinta Vila, nasceu este nome: "Iguassú Velha".

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura do Jornal. Use a rodinha vertical do Mause para amplia-lo(ou use o mause numa bolinha que se encontra sobre uma linha) e passe o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: