Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Nova Iguaçu realiza palestra para idosos sobre Aedes aegypti

Por: ASCOM/Fotos: Thiago Loureiro
Prefeitura de Nova Iguaçu realiza palestra para idosos sobre Aedes aegypti
 Dengue, chicungunya e o zika vírus foram tema da palestra realizada na manhã desta quinta (18) no Espaço Municipal da Terceira Idade de Nova Iguaçu (Esmuti). Os idosos que frequentam o local tiveram a oportunidade de saber mais sobre as formas de transmissão das doenças, assim como os cuidados e dicas sobre prevenção, além de trocar ideias sobre o assunto.
 A iniciativa partiu da coordenadora do Esmuti, Olindina Lopes, que convidou agentes de educação em saúde da Gerência de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (Giec). “Realizar esse encontro é uma maneira de deixá-los bem informados sobre os cuidados e formas de prevenção contra o mosquito. Os familiares também foram convidados a participar”, disse Olindina.
 Frequentadora do espaço há mais de 10 anos, a aposentada Mariana Vital Reis, 72, ficou muito satisfeita com as informações que recebeu. “Vejo muitas coisas na televisão sobre o Aedes aegypti, mas não acreditava em tudo. Hoje esclareci todas as minhas dúvidas. As palestrantes foram muito atenciosas. Vou dividir com os meus vizinhos tudo o que aprendi aqui”, contou.
 Em Nova Iguaçu, o trabalho de combate ao Aedes aegypti é contínuo. Só em 2015, os agentes da Vigilância Ambiental em Saúde realizaram mais de 1,5 milhão de vistorias, foram adquiridos cinco carros-fumacê para reforçar o combate ao mosquito e criada uma campanha publicitária municipal específica para alertar às gestantes. No fim do mês de janeiro, deste ano, o município recebeu dois carros novos para reforçar a frota de combate ao mosquito.
 “Nosso objetivo hoje é formar multiplicadores", disse a agente de saúde do Giec e palestrante Sônia Gerber. "Estamos realizando muitas palestras e movimentos de combate na cidade. As pessoas que ainda não tiveram dengue, chicungunya ou zika vírus, não podem parar de retirar possíveis focos. A prevenção deve ser continua”, completou.
Por meio do telefone 2668-2300 é possível fazer denúncias, obter informações sobre o trabalho dos agentes, tirar dúvidas sobre o mosquito e as doenças causadas pelo Aedes aegypti.
 O Espaço Municipal da Terceira Idade de Nova Iguaçu fica na Rua Luiz de Matos, nº 736, no Bairro da Luz e atende cerca de 600 iguaçuanos, oferecendo cursos e oficinas gratuitas, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS). 

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura do Jornal. Use a rodinha vertical do Mause para amplia-lo(ou use o mause numa bolinha que se encontra sobre uma linha) e passe o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: