Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Da venda de balas no trem ao boxe profissional

Por: Christian Baeta 
Da venda de balas no trem ao boxe profissional
Jovem acordava às 5h para ganhar a vida no meio dos trens da Central
 Um menino, uma caixa de balas e um trem de passageiros. Uma história como tantas outras se não houvesse, na imaginação de um jovem, um mundo mágico e especial visto pelas janelas do trem. Ao cruzar todas aquelas estações partindo da Central, no Rio de Janeiro, Tainan Mateus, já sonhava que sua vida não era ser vendedor. Aspirava crescer, estudar e ganhar a vida na área médica. E quem sabe ser conhecido no país como uma grande personalidade das lutas.
 Dos 12 até 16 anos, Tainan acordava às 5 horas da manhã para ajudar sua mãe, dona Maria Luiza de Oliveira Mateus, que vendia balas no trem para  arrecadar qualquer dinheiro para se alimentar no dia seguinte. Morava  em uma casa humilde, no Lins de Vasconcelos, próximo ao bairro do Méier. Mesmo na cansativa rotina de trabalho e estudos na parte da noite, o jovem conseguia vender em média 250 unidades de balas, em 5 horas, em estações de trens e ônibus, colégios e nas vizinhanças. Nada mal para quem começou a dar duro tão cedo.
 Para o jovem a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns embarques e grandes tristezas em outros.
 “Morava com minha mãe em uma casa apertada. Com más condições de uma pessoa viver, no meio de ratos e baratas, às vezes sem ter o que calçar, pois os calçados já estavam desgastados e minha mãe não tinha como comprar, pois recebia um salário tão baixo, que só dava pra pagar algumas contas e comprar um pouco de comida”, conta Mateus.
  Ao término do Segundo Grau, conseguiu uma bolsa de estudos para cursar Fisioterapia.
 "Consegui concluir meus estudos (2°grau) e estou cursando Fisioterapia. Escolhi exercer este curso, pois tinha o sonho de poder retribuir as oportunidades que as pessoas, como familiares, me ofereceram quando era um garoto com sonhos na cabeça. Dediquei horas do dia ao estudo para fazer uma prova que estava concorrendo, com apenas sete vagas para bolsistas. Fiquei entre os cinco primeiros da lista.", diz o orgulhoso Tainan.
  
O boxe na sua vida
 Antes de começar a trabalhar, Tainan já gostava de esportes. Criado próximo às comunidades do Méier, adorava jogar futebol, soltar pipa e a praticar lutas.  Aos oito anos, conheceu o boxe, por incentivo da mãe. De lá até hoje, não parou mais. Foram inúmeras competições e muitos treinos. 
 Tainan foi descoberto no boxe pelo treinador e ex-lutador Alessandro Leite (Nobre Arte). Apesar das dificuldades, a forma como é dedicado o atleta é motivo de orgulho para o seu mestre.
  “O combustível que me move é justamente a garra do Tainan, porque a gente consegue garimpar talentos de onde ninguém enxerga. Ás vezes, passo o dia na correia, cansado, mas quando chego aqui,  acabo me renovando com a dedicação dele nos treinos”, diz Alessandro Leite.
 Hoje, com 26 anos, Tainan conseguiu com pouca estrutura e muita dedicação, montar uma academia improvisada próxima a sua casa, no Méier, onde dá aula quatro vezes por semana. Tudo isso em paralelo com o curso de Fisioterapia. 
 “Graças ao dinheiro arrecadado nas aulas, eu pude ajudar a minha família. Nós mudamos para uma casa maior, no mesmo bairro. Sou um homem de bem graças a minha mãe, que soube me educar através das dificuldades que passamos no decorrer dos tempos e ao meu treinador Alessandro Leite, que sempre me incentivou e acreditou em mim”, conta Tainan.
 Atleta amador, Tainan já realizou 41 lutas, com 29 vitórias. Obcecado por treinos, obteve os melhores resultados de sua vida nos últimos dois anos. Recentemente, o atleta lutou em um ringue montado em plena praia de Copacabana. Com isso, o jovem foi convidado a fazer a sua primeira luta profissional, na 1ª Edição do Boxing For You,  na categoria peso galo. O evento ocorrerá no dia 21 de janeiro, no Hotel Golden Park, em Sorocaba (SP).
 A maior parte da preparação para o combate contra Jean Carvalho, ocorreu na sede Associação Carioca de Boxe, do técnico Alessandro Leite, em Copacabana, Rio de Janeiro. Inclusive, nas duas últimas semanas, Tainan aumentou a dose de rigidez na rotina e na concentração.
 “Aumentei a carga de treino para cinco  vezes na semana. Estou muito focado. Me desliguei de redes sociais, do celular, de tudo. Isso faz muita diferença”, diz.

 Serviço:
 1ª Edição do Boxing For You (7 lutas profissionais)
Dia: 21 de janeiro;
Horário: 19h;
Local: Hotel Golden Park, km 2,6, s/n - Iporanga, em Sorocaba, São Paulo.
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 60,00 (Vip);
Vendas na bilheteria oficial da Boxing For You no dia do evento. Mais informações: (15) 98181-8281 / (15) 99106-5500

******************************************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado as páginas

Nenhum comentário: