Páginas

sábado, 18 de abril de 2015

Hospital da Posse promove ação de prevenção as alergias


Por ASCO / Foto: Barsan
Hospital da Posse promove ação de prevenção as alergias
Pacientes atendidos no ambulatório do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) participaram na manhã desta quarta-feira (15/04) da abertura para Semana Mundial de Combate a Alergia (de 12 a 17/04). Na ação, desenvolvida em parceira com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia Regional Rio de Janeiro (Asbai-RJ) e com a Organização Mundial de Alergia, os pacientes da unidade tiraram dúvidas com os especialistas sobre como combater e prevenir as alergias. Folhetos informativos também foram distribuídos.

No ambulatório do hospital, são realizados cerca de 30 atendimentos por mês. Segundo o médico alergista da unidade, Sergio Dortas, as principais queixas são de rinite alérgica – manifestação mais frequente da alergia – e casos mais graves da doença, como a asma. 

“A incidência maior de atendimento são de crianças menores de 2 anos, quando estão na fase inicial da alergia. Essa é uma doença que não tem cura, mas o tratamento quando feito desde o início e de forma continua, pode manter o controle na fase adulta. Por isso, a importância do acompanhamento com médico especialista”, garante.

Em todo Brasil, segundo dados da Asbai-RJ, cerca de 40% da população sofre de rinite alérgica. O secretário de saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior, alerta que a prevenção é a melhor forma de evitar a doença. 

“No caso da alergia, que tem predisposição hereditária, deixar os ambientes arejados, limpos e livres de poeira são dicas importantes de prevenção. Manter campanhas de conscientização e disponibilizar atendimento com médicos especialistas na rede pública de saúde são ações da gestão do prefeito Nelson Bornier que tem feito a diferença para que a população tenha acesso à informação preventiva e ao tratamento adequado”, afirma.  

Com o filho de cinco anos diagnosticado com asma, a dona de casa Sandra Soares da Costa, de 35 anos, conhece bem a rotina para evitar as crises. “Os ácaros são os principais causadores das crises alérgicas, por isso, procuro manter a casa sempre limpa, evito tapetes e bichos de pelúcia. É uma vigilância diária. Achei essa ação muito importante e de grande ajuda para quem sofre com essa doença”, disse.

Nenhum comentário: