Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2015

SECRETÁRIOS DE SAÚDE DA BAIXADA DEFINEM PRIORIDADES



Claudia Souza - Assessora de Imprensa CISBAF
SECRETÁRIOS DE SAÚDE DA BAIXADA DEFINEM PRIORIDADES
Projetos regionais serão apresentados ao Ministro da Saúde e ao Governador
Expandir a cobertura da Saúde da Família em 70% nos municípios, recursos para construção e custeio de unidades que atendam à atenção básica, custeio para todas as unidades de urgência e emergência que funcionem como porta de entrada do sistema e o repasse de recursos diferenciados para os principais hospitais da região. Esses foram os principais projetos definidos em reunião entre os secretários e técnicos de Saúde dos 11 municípios que compõem o Conselho Técnico do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, ocorrida na manhã desta quarta-feira (01), na sede do consórcio, em Nova Iguaçu. Os projetos fazem parte do “Plano de Investimentos e Custeio da Baixada Fluminense” que será apresentado ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, ao governador Luiz Fernando Pezão e ao secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.

Durante a reunião foi um consenso entre os gestores de que o Ministério da Saúde precisará flexibilizar o formato de estruturação das Clínicas da Saúde da Família, já que as Portarias ministeriais preconizam condições que inviabilizam o avanço do projeto na região. “Os municípios querem aumentar a sua oferta de serviços e qualificar a assistência à saúde, mas não dispõem de mais recursos municipais para tais investimentos”, comenta o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira Junior. 

Uma das propostas discutidas também foi o custeio de R$ 500 mil para cada unidade de urgência e emergência municipal que funcione como porta de entrada do sistema. Para isso, cada prefeitura deverá dispor de uma equipe de médicos (com ortopedista, clínico geral, pediatra e cirurgião), além de exames de raios x e laboratoriais que possibilitem a avaliação e o diagnóstico dos pacientes recebidos. Dessa forma, o encaminhamento para as unidades de referência será realizado conforme a complexidade dos casos.

A secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, acredita que o próximo encontro será uma excelente oportunidade para debater ainda com o ministro e o governador as características da região e propor um tratamento diferenciado com relação aos investimentos. “O governador está muito focado em conversar com os consórcios de saúde. Vejo, pela primeira vez, uma disposição do governo do estado em discutir os problemas regionais e buscar as possíveis soluções que beneficiem a Baixada como um todo.”

Participaram também da reunião os secretários de Saúde de Magé, Sidney Cerqueira Couto, de Queimados, Fátima Cristina Sanches, de São João de Meriti, Walter Santos Willme, de Seropédica, Artur Corrêia Resende, os subsecretários de Saúde de Duque de Caxias, Márcia Caputo, de Nilópolis, Leonardo Moraes, de São João de Meriti, Fabiano Simplicio, a subsecretária de Planejamento de São João de Meriti, Cacilene dos Santos, a subsecretária Adjunta de Saúde de Mesquita, Roberta Siqueira, o coordenador de Atenção Básica de Mesquita, Marcelo Rozzeto, a assessora técnica de Japeri, Marialva Cianeli, a assessora técnica de Seropédica, Dulce Inolile, o diretor de Planejamento e Assistência do Cisbaf, Antonio Dieb, e a gerente de Projetos do Cisbaf, Márcia Cristina Ribeiro.     

Nenhum comentário: