Páginas

sábado, 18 de abril de 2015

Nova Iguaçu oferece aulas gratuitas de natação para deficientes


Por: ASCOM / Fotos: Alziro Xavier
Nova Iguaçu oferece aulas gratuitas de natação para deficientes
Nova Iguaçu saiu mais uma vez na frente e agora, a primeira piscina pública da Baixada Fluminense, administrada pela prefeitura, também oferece aulas gratuitas de natação para pessoas com deficiência. A atividade que é desenvolvida no Centro de Formação Olímpica, através da Subsecretaria dos Direito da Pessoa com Deficiência, em parceria com as secretarias de Esporte e Saúde, começou hoje (17) e já conta com 82 inscritos.
O prefeito Nelson Bornier acompanhou a aula inaugural e aprovou a iniciativa. “Esta é mais uma prova de respeito da prefeitura com a sociedade. Nosso governo está ao alcance de toda sociedade”, avalia.
Professores e estagiários de Educação Física, além de técnicos de enfermagem, fazem parte do corpo da equipe. As aulas serão ministradas todas quartas e sextas, nos turnos da manhã e da tarde. Podem participar alunos a partir dos sete anos, de ambos os sexos e com qualquer tipo de deficiência. “Nosso objetivo é incluir. Por isso, a atividade não visa apenas o alto rendimento. Queremos que essas pessoas possam se socializar e que a natação seja mais um auxílio no trabalho de reabilitação”, explica Valeni Costa, subsecretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, comemorou o sucesso do projeto. “Mais uma vez Nova Iguaçu mostra um trabalho diferenciado, com mais oportunidades para o deficiente. Tanto que já somamos mais de 20 mil atendimentos. Nosso objetivo é que todos estejam cada vez mais inseridos na sociedade”, disse ela.
As turmas serão divididas por grau e deficiência. As aulas serão ministradas em 40 minutos e dependendo do caso, o aluno poderá ter aula personalizada, conforme explica o secretário de Esporte, Adriano Santos.
A mãe de Willian Miranda, 17, que tem paralisia cerebral, era só alegria ao ver o filho praticando natação. “Ele fez até os 10 anos, mas o projeto acabou e eu nunca pude pagar. Vai ser excelente para o desenvolvimento, pois depois que ele parou, o corpo atrofiou”, contou a moradora do bairro Santa Rita, Cristiane Miranda.
Aulas de natação oferecidas em academias particulares na Baixada Fluminense, custam em média R$120 por mês, valor esse que impossibilita muitos pais de matricularem seus filhos. “Recebo um salário mínimo e tenho muitos gastos com o Willian, como fraudas e medicamentos. Não tenho condições de pagar”, conclui Cristiane.
Serviço
Para se inscrever é preciso se dirigir ao Centro de Atendimento ao Deficiente (CAD), que fica no anexo do Posto Vasco Barcelos, na Rua Bernardino de Melo, nº 1698, Centro, e levar identidade, CPF, comprovante de residência, uma foto 3x4 e declaração escolar. No local, será emitido um laudo médico, que deverá ser entregue no ato da matrícula. Em seguida, a documentação deve ser levada ao Centro Olímpico, que fica na Avenida Roberto Silveira, nº 1.725, próximo ao Aeroclube, nos dias e horários das aulas.
Além disso, a piscina do Centro Olímpico está aberta para aulas regulares de natação e hidroginástica para bebês até a terceira idade, e tem capacidade para atender 500 pessoas nas atividades aquáticas. O espaço funciona de segunda a sexta, nos turnos da manhã, tarde e noite. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 3773-4929.

Nenhum comentário: