Páginas

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Estrada Real do Comércio: a primeira Estrada para transporte de café do Brasil - em Tinguá - Nova Iguaçu - RJ


Do livro "Deus nos livre dos políticos de Iguassú" de Ney alberto 
Ney Alberto(In Memorian)
Estrada Real do Comércio:  a primeira Estrada para transporte  de café do Brasil - em Tinguá - Nova Iguaçu- RJ
A Revolução Industrial fabricou a Estrada Real do Comércio
 A Inglaterra (1760) - com a Revolução industrial - deu início à modernidade capitalista. O militarismo de Napoleão tenta dar-lhe combate. Portugal e Inglaterra são aliados. A política napoleônica proíbem que os portos continentais recebam navios britânicos (Bloqueio continental). Portugal "não respeita" e é invadido. A Família real foge para o Brasil. Na Bahia , o Príncipe Regente Dom João decreta a "Abertura dos portos às nações Amigas". Os administradores do reino invadem a cidade do Rio de janeiro. Ainda como resultado da citada revolução - querendo dotá-la de melhoramentos, institui a 'Junta Real do Comércio'. Em1811, numa reunião, nesta junta foi cogitada a abertura de uma estrada , a "Rel do Comércio". Até, então, só existia só existia um caminho vencendo a "Cerra Tingoá" ou seja, o "O Caminho do Azevedo", até Paty do Alferes. Os caminhos do ouro não passavam por lá.
As magníficas serras do Tinguá
 Além do Maciço do tinguá as mercadorias  produzidas desciam, de serra - acima', pelos caminhos do ouro, produtos que demoram a chegar ao Rio de Janeiro por causa das navegações fluviais- marítimas.
 A abertura da Estrada Real do Comércio, abastecendo os trapiches da Povoação de Iguassú, acionou o movimento comercial (de passagem) iguassuense, provocando, em 1833, o surgimento do 'Município de Iguassú'.
 A História  - mal comparando - é interessante peça teatral, acenada nos palcos da Geografia.
A Revolução Industrial fabricou a Estrada Real do Comércio, incrementando produções e exportações. Estabeleceu importantes transformações  no eixo Iguassú - Paraíba do sul. As serranias próximas ao referido roteiro foram ocupadas.
 A Estrada real do Comércio deu vitalidade  à Povoação e, depois de 1833, mais vida. Seu declínio começou com a ferrovia, por Maxambomba.

Começava no Largo dos Ferreiros
 A Estrada Real do Comércio, começando no "Largo dos ferreiros", na Povoação do Iguassú, foi - até o início do ano de 1858 - importante traço de união entre as localidades situadas entre Iguassú (Iguaçu Velho) e as localizadas antes das propriedades do Barão de Ubá, margem direita do Rio paraíba(Paraíba do Sul).
 O traçado escolhido foi o detalhado pelo Sargento - Mor Inácio de Souza Werneck, personagem de Paty do Alferes. outro Sargento Francisco Soares de Andréa , auxiliado por Manoel Joaquim Pardal, dão início às obras. Tarefa concluída em 1817. A Estrada - ainda não 'calçada'  - ziguezagueava a 'Cerra Tingoá' e, vencendo-a, descia ao Vale do Rio santana, com ramificações para o lugr denominado 'Certão (Corado) e para 'Bom Fim'(Arcádia). Em 1822 percorreu-a o Botânico francês, Saint Hilarie, que afirmou: 'Seja como for , é difícil encontrar-se caminho mais pitoresco'. Durante 15 anos - mesmo bem transitada por Tropeiros - ficou mal conservada. A expansão cafeeira revitalizou-a. Em meados do século dezenove foi 'empedrada', depois de encurtamentos, sob a responsabilidade  do Coronel - de - Engenheiros Conrado Jacob Niemeyer. Calçada em longos trechos , com pedras (pé- de-moleque). O pesquisador Brasil Gerson (em "O ouro O café e o Rio") a ela assim se referiu: 'poderia também chamar-se a primeira Estrada do Café dos brasileiros'. O Porto do Iguassú(na Praça do Comércio)deve ter sido montado após o 'calçamento' desta Estrada, porque , em mapeamento de 1837, não aparece.
O Maciço do Tinguá, até 1896, era conhecido com esta denominação: "Serra do Comércio".
 
********************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas

Nenhum comentário: