Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Brinquedoteca garante tranqüilidade dos pais durante atendimento na Secretaria de Assistência Social

Por: joana braga mineiro
Com o objetivo de humanizar o atendimento na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), a secretária Cristina Quaresma montou uma brinquedoteca para que os pais possam deixar os filhos enquanto estão na fila. A sala é cheia de brinquedos e livros, e as crianças são acompanhadas por dois pedagogos e têm direito a lanche. De acordo com Cristina, em programas com a demanda muito grande, como o Bolsa Família, por exemplo, que faz cerca de 700 atendimentos por dia, as pessoas chegam muito cedo, geralmente, acompanhadas dos filhos.

“Os pais não têm com quem deixar seus filhos, ainda mais nesse período de férias, mas precisam se cadastrar para receber o benefício. Eles acabam trazendo as crianças, que têm muita energia e não agüentam ficar paradas na fila. Procuramos aumentar o número de atendentes para agilizar o processo e criamos esse espaço para deixar os pais mais tranqüilos. O projeto foi implementado há um mês e já atende mais de 50 crianças por dia”, destacou Cristina Quaresma.

Os pedagogos da SEMAS, Roseane Frexiella e Maicon Rodrigo da Silva, disseram que os pais aceitaram muito bem o projeto e que a brinquedoteca é, também, um espaço para desenvolvimento da criança. “Eles ficam mais à vontade para receber o atendimento, porque confiam no nosso trabalho e sabem que seus filhos estão seguros, se divertindo e aprendendo”, ressaltou a pedagoga Roseane Frexiella.

Pai de duas meninas de 2 e 3 anos, Wesley de Mendonça, 37, morador do bairro Nova Era, disse que se surpreendeu com a iniciativa. O eletricista, que foi em busca dos programas Bolsa Família, Leite Social e Minha Casa Minha Vida, revelou que no ano passado enfrentou horas na fila, perdeu a paciência com as filhas e não conseguiu se cadastrar. “Minhas filhas não param. Eu e minha esposa ficamos mais tranqüilos e seguros sabendo que elas estavam em um espaço de aprendizado e divertimento, enquanto buscávamos benefícios para melhorar nossa vida. Minhas filhas adoraram, prova disso é que elas não querem ir embora. Além disso, o atendimento neste novo governo está muito melhor e mais rápido”, aprovou Wesley.

A Secretaria Municipal de Assistência Social aceita doações de brinquedos e livros em bom estado que serão encaminhados para a brinquedoteca e também para abrigos. As doações poderão ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Avenida Doutor Luiz Guimarães, nº 956, Centro, Nova Iguaçu. Mais informações: 2694-7113.


Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente, a brinquedoteca está sendo vista como um espaço de depósito de crianças, como se não houvesse um propósito maior. Então fica mais fácil criar um espaço com brinquedos do que melhorar o serviço de atendimento!
Que pena, onde está a proposta pedagógica nessa matéria?